Dia Mundial do Casamento: 8 dicas para uma cerimónia de sucesso

Casamos menos, e cada vez mais o fazemos fora Igreja, mas continuamos a não dispensar uma boa festa. Se é daquelas pessoas que vai ou pensa casar, temos as dicas de uma mulher ‘bem casada’ para uma cerimónia despreocupada.

Para a/o ajudar a fazer uma festa de casamento de sucesso e sem preocupações ou nervosismos com a organização, desafiámos a Cátia Dias do blog ‘Style It Up’ para enumerar as dicas que para si são as mais importantes quando queremos oferecer uma “festa de arromba” aos convidados. Aqui vai:

O dia do casamento é sempre um dos mais especiais, mas para que tudo dê certo, é preciso alguma organização e disciplina.

1. Planeamento. Como qualquer outra festa, o planeamento é fundamental. Tenham em mente como querem que a festa aconteça e, claro, o budget disponível.  Lembrem-se que vão sempre aparecer despesas extra e orçamentos que precisam de ser ‘esticados’…

2. Fotografia, vídeo, decoração...Tentem encontrar soluções mais em conta que não serão, necessariamente, piores! Por exemplo, porque não convidarem  alunos finalistas de fotografia e vídeo que queiram fazer portefólio? Vejam alguns dos seus trabalhos e decidam! Hoje em dia, está muito na moda a reportagem fotográfica do casamento com fotos naturais e descontraídas, por isso pode ser uma boa solução. Expliquem exactamente o que querem. Sejam claros e objectivos!

3. Bolo da noiva. Uma excelente forma de poupar alguns trocos no catering é substituir a sobremesa do almoço/jantar por uma fatia do bolo da noiva. Podem por exemplo juntar uma bola de gelado e dar-lhe um toque diferente.

4. Distribuir tarefas no dia do casamento. Se é preciso pagar o coro, não andem com um maço de notas na mão. Peçam a uma madrinha para tratar desse assunto; Se é preciso confirmar horas de algum acontecimento, etc, distribuam essas tarefas pelos familiares e amigos. Normalmente são as amigas ou a mãe da noiva que está mais atenta a estes "pormenores".

5. NÃO STRESSEM!Eu sei que toda a gente imagina o dia perfeito e tal, mas nada é perfeito nesta vida e o mais importante é aproveitarem o dia com os vossos amigos e familiares (e o noivo, claro! ahah), por isso se alguma coisa não correr 100% como tinham planeado, não façam um drama, porque a probabilidade de ninguém mais reparar é muita!

6. Bebidas. Um cocktail que se preze tem um gin ou uma caipiroska para os convidados, mas é sempre bom alternar com água. E em dias de muito calor, porque não dar um charme extra? Algumas ideias: jarros com água e rodelas de limão, laranja, pepino ou mesmo folhinhas de hortelã. Refresca e mostra que os noivos se preocuparam com o bem-estar dos convidados.

7. E se o casamento for na praia? Uma ideia engraçada para quem vai casar na praia por exemplo é disponibilizar havaianas - ninguém merece andar na areia da praia de salto alto! Se pensarem nesta hipótese, porque não ter um bengaleiro de sapatos para que toga a gente possa aproveitar o dia tranquilamente, sem ter que andar à procura dos sapatos no final da festa?

8. Kit SOS. Na casa de banho deixem sempre um kit SOS, principalmente as convidadas vão agradecer: pensos rápidos porque os sapatos às vezes pregam-nos partidas; cotonetes, amostras de perfumes (não vá alguém se ter esquecido de por perfume!), água termal para refrescar e ainda ajudar a fixar a maquilhagem, desodorizante (nunca se sabe!), fio dentário, etc.

E não se esqueçam, que os detalhes personalizados têm mais charme. Dão muito mais trabalho, mas não têm necessariamente que ser mais dispendiosos, basta planear tudo com mais tempo e disciplina.

Texto: João Miguel Silva

artigo do parceiro:

Comentários