Maquilhagem anti-aging

Soluções que corrigem, iluminam e sublimam a sua beleza

Cobrir a tez com um fond de teint não é suficiente para ter um rosto resplandecente. No dia a dia, aspira a um look natural sem renunciar a um rosto sem imperfeições (manchas, vermelhidão, rugas, entre outros) e a um tom de pele uniforme e luminoso?

Parece-lhe um objetivo impossível porque os sinais do tempo já se apoderaram da sua pele? Acredite que não é!

Siga os conselhos de Élia Lé, maquilhadora e consultora de imagem, muna-se dos produtos certos e parecerá, realmente, mais jovem, num piscar de olhos, como refere a expressão popular.

Objetivo: Lábios carnudos

A pele dos lábios é muito fina e, se juntar a isso o facto de estar sempre em movimento e de estar exposta a altas doses de desidratação, é fácil perceber que temos de cuidar muito bem dela. «A hidratação sistemática é muito importante para uma aplicação douradora e homogénea do bâton com um resultado de maior juventude para os lábios», realça Élia Lé. A maquilhadora refere ainda que «os cuidados de hidratação dos lábios deverão ser permanentes ao longo do ano, de modo a prevenir a secura dos lábios pelo frio, pelos raios solares ou após a ingestão de alguns alimentos».

Beber água e aplicar um creme hidratante específico para os lábios que contenha ácido hialurónico, ceramidas ou manteiga de karité reforça a saúde e juventude dos lábios. O segredo? «Alguns glosses são, simultaneamente, um bálsamo para lábios e proporcionam uma hidratação intensa, dando um acabamento brilhante e alguma ilusão ótica de volume. Para lábios muitos fi nos, existem bâtons com texturas líquidas que proporcionam um efeito de volume», explica Élia Lé.

Objetivo: Disfarçar olheiras

«Um dos fatores que contribui para um rosto envelhecido e fatigado são as olheiras», sublinha a maquilhadora. Mas os corretores de olheiras ou concelears fazem milagres. «Existem texturas muito compactas que, quando aplicadas numa pálpebra com rugas, as fazem ficar mais profundas. Para evitar esse resultado, deverá aplicar um corretor de olheiras com uma fórmula muito suave e leve», realça a especialista.

«O resultado será uma pele com um acabamento muito natural e luminoso e com linhas de rugas menos marcadas», refere Élia Lé. O segredo? «Deverá escolher um tom mais claro que o seu tom de pele e a sua aplicação na área inferior e superior da pálpebra deverá ser antecedida pela utilização de um creme de tratamento antirugas para o contorno de olhos», explica a maquilhadora.

Objetivo: Olhos rejuvenescidos

Os tons mais escuros de maquilhagem acrescentam-lhe anos. logo, se quer disfarçar a idade, aposte em cores suaves para os olhos. «Existem alguns tons de sombra (cinza escuro ou preto) que deixam o rosto mais carregado e artifi cial e as sombras muito brilhantes acentuam a presença das rugas na pálpebra», diz Élia Lé. Para a maquilhadora, «a aplicação e escolha errada do tom de máscara de pestanas poderá acrescentar, de igual modo, um aspeto envelhecido e pesado ao rosto».

«Uma pele clara deverá optar por uma máscara de pestanas castanho escuro e uma pele morena deverá optar pelo preto. Aplique a máscara na linha das pestanas superiores e beneficiará de um efeito lifting na pálpebra superior», recomenda Élia Lé.

O segredo? «Escolha cores de sombra que harmonizem o tom da pele, olhos e cabelo», aconselha a especialista, habituada a maquilhar rostos exigentes.

Para uma pele clara, a opção deverá ser tons marfim, rosa claro ou salmão. Para pele morena, a opção deverá ser sombras de tons cobre, dourado, rosa e cinza claro.

Objetivo: Iluminar o olhar

Com o avançar da idade, os olhos tendem a perder definição devido à perda de firmeza. No entanto, como explica Élia Lé, «um olhar mais luminoso e marcante consegue-se com a aplicação de produtos e tons específicos, muito em especial na linha de pestanas». «A aplicação de um lápis de olhos, uma máscara de pestanas e uma sombra de olhos em tom marfim ou branco no canto interno do olho acrescentam um efeito de luminosidade ao olhar», refere a maquilhadora.

O segredo? «Como se torna difícil executar uma linha perfeita com caneta eyeliner numa pálpebra com algumas rugas, a tinta poderá derramar por entre a linha das rídulas, daí que a melhor opção seja um lápis de olhos com textura cremosa em castanho para uma pele clara e cabelo claro, e preto para pele morena com cabelo escuro», ensina a especialista.

Objetivo: Camuflar rugas

Embora não possa eliminar as rugas e disfarçar a perda de elasticidade por completo, com os produtos de maquilhagem certos consegue minimizá-las. «As rugas poderão ser atenuadas com aplicação de uma base com textura fluída e não com uma textura compacta que irá duplicar a existência de linhas de rugas mesmo que não estejam tão visíveis. Caso seja necessário um efeito suplementar de camuflagem para manchas muito marcadas, o concealer ou corretor de olheiras são ótimas opções», refere Elia Lé.

O tom deverá ser igual ao tom de pele, da mesma forma que a base deverá ser igual ao tom do rosto. A correção deverá ser efetuada com a ajuda do dedo anelar, através de pequenos toques, e logo a seguir à aplicação da base. Mas apenas nas áreas correspondentes às manchas a disfarçar. O segredo? A aplicação da base fluida deverá ser efetuada com a ajuda de uma esponja ou pincel.

Objetivo: Disfarçar borbulhas

«Uma pele com sinais de envelhecimento, alguma produção de oleosidade e características acneicas é uma pele que necessita de cuidados especiais devido à sua sensibilidade», sublinha a maquilhadora. Por este motivo, surgiram bases que tratam e disfarçam a acne, mesmo a tardio, comum em muitas mulheres.

O segredo? «Procure produtos que tenham, em simultâneo, um efeito de tratamento e uniformização da pele, com a indispensável ação antienvelhecimento e com um bom poder de cobertura para correção da coloração causada pela acne. O produto deve ainda ter poder de alisamento do grão e irregularidades que este tipo de pele apresenta», realça Élia Lé.

Objetivo: Luminosidade extra

Uma tez luminosa tem uma aparência indubitavelmente mais jovem. Por isso, termine o seu ritual de maquilhagem com a aplicação de um pó finalizante.

«É um verdadeiro toque mágico que, aliado ao tratamento antienvelhecimento da pele e à conjugação perfeita de tons de maquilhagem, rejuvenesce, recuperando o brilho original da tez», confirma a maquilhadora.

O segredo? «Aplique um pó finalizante com microparticulas iluminadoras após a aplicação da base de maquilhagem, é o truque perfeito», refere a especialista.

3 cuidados essenciais para que a maquilhagem rejuvenesça o nosso rosto

As recomendações da maquilhadora Élia Lé:

- Limpar É o primeiro passo do ritual de beleza diário e deve ser feito com os produtos certos para o seu tipo de pele.

- Tratar Usar um tratamento adequado à sua tez ajuda a evitar rugas marcadas, o tom baço e a desidratação. no campo do combate ao envelhecimento há imensos avanços e encontramos disponíveis no mundo da cosmética produtos capazes de manter uma pele jovem e bonita por muito mais tempo.

- Proteger Outra regra importante passa pela proteção da pele contra o aparecimento de manchas provocadas pela exposição à luz solar. «Com estes cuidados de rosto e com a opção correta das texturas de maquilhagem, o rosto beneficia de uma eficácia extrema para o seu rejuvenescimento», afirma Élia Lé, maquilhadora.

Texto: Rita Caetano

artigo do parceiro:

Comentários