Mais 40% de cabelo em apenas 16 semanas

Tratamento inovador estimula os folículos atróficos das hastes capilares

Todos os dias perdemos entre 50 a 100 fios de cabelo mas o problema tem solução. Um prometedor tratamento capilar de conservação indolor, que se faz quase sem se dar por isso, já está disponível em Portugal e garante resultados em apenas quatro meses. 

Mais 40% de cabelo em apenas 16 semanas é a permissa de um novo e revolucionário procedimento não invasivo.

A estrela desta nova terapêutica, indolor e sem efeitos secundários, é um inovador capacete incorporado com luzes LED (iluminações light-emitting diode) e lasers vermelhos de baixa intensidade, denominado iGrow. A sua ação ativa as células não saudáveis dos folículos capilares, fortalecendo o cabelo e tornando-o menos quebradiço, ao fim de quatro meses. «Este aparelho aumenta a irrigação sanguínea e estimula os folículos que estavam atróficos, conseguindo fazê-los crescer», assegura Biscaia Fraga, o cirurgião plástico que trouxe o dispositivo para a sua clínica, a primeira em território nacional a disponibilizar esta nova terapia.

O inovador tratamento conservador, que o especialista apelida mesmo de «revolucionário», é composto por entre uma a três sessões semanais de laser com o dispositivo, que duram entre 20 a 25 minutos e que são posteriormente complementadas com mesoterapia no couro cabeludo (estimulação com uma dermopen com microagulhas para facilitar a absorção de substâncias terapêuticas que integra o tratamento) e com a administração de um cocktail vitamínico desenvolvido na própria clínica que inclui minoxidil, o primeiro fármaco aprovado para o tratamento da calvície.

«Numa semana, o paciente faz o laser e, na semana seguinte ou logo passados três dias, de acordo com a situação clínica, faz o choque vitamínico e a aplicação do minoxidil», explica o especialista. «São três tratamentos concomitantes, ao fim e ao cabo. O laser é um bioestimulante do folículo piloso, as vitaminas contribuem para uma revitalidade química e a parte hormonal bloqueia os recetores da testosterona, que são uma das causas da queda. Este conjunto dá resultado, seguramente», afiança Biscaia Fraga.

Homens e mulheres com programas diferentes

O iGrow pode ser usado por homens e por mulheres durante um mínimo de três meses. «O ideal são seis», refere Biscaia Fraga. Além de combater problemas de rarefacção capilar e de alopecia androgenética, mais comum nas mulheres após a menopausa, também pode ser utilizado como complemento de um transplante capilar antes ou depois da cirurgia.

Dos cinco programas definidos pelo aparelho, dois destinam-se ao sexo feminino (um para mulheres com cabelos finos e desvitalizados e um para mulheres com falhas de cabelo) e três foram concebidos para o sexo masculino (um para homens com cabelos enfraquecidos e queda ligeira, outro para homens com entradas e queda de cabelo dentro dos parâmetros considerados normais e um terceiro para homens com uma situação de calvície mais acentuada).

Tríade terapêutica

Têm de existir hastes capilares para poder dar início a esta tríade terapêutica de conservação e fortalecimento. «Quando há uma zona do couro cabeludo que não tem nenhum folículo piloso, a única hipótese é fazer um implante de cabelo», adverte o cirurgião plástico. Tirando a intensidade dos lasers e da quantidade de químicos ministrados, o tratamento, que é indolor exceto na fase da estimulação com as microagulhas, não difere no homem e na mulher.

«Quimicamente, a dose de minoxidil aplicada no homem é, por via de regra, o dobro ou mais do dobro da que se aplica na mulher», explica o especialista. No entanto, em termos visuais, o sexo masculino sai a ganhar. «O resultado é mais espetacular nos homens porque não tinham cabelo e passam a ter, mas a mulher dá mais significado à maior densidade de cabelo que passa a exibir», revela Biscaia Fraga.

Como se processa o tratamento

Homologado para uso individual e caseiro pela Food and Drug Administration (FDA), o regulador de saúde norte-americano, o iGrow está à venda na internet e é de utilização muito fácil. Basta colocar o capacete, selecionar o programa adequado e… já está! O recurso a uma clínica especializada garante, no entanto, o acesso aos medicamentos e à mesoterapia de estimulação, potenciando os resultados.

Depois de uma primeira consulta de avaliação para definir a extensão do tratamento e o programa a usar, iniciam-se as sessões. A técnica coloca o dispositivo, seleciona o programa e define o tempo. Durante esse período, pode ler, ouvir música ou até trabalhar num tablet ou computador portátil. Fisicamente, não sente nada. Apenas vai vendo as luzes LED vermelhas a apagar e acender.

A partir da segunda sessão, o tratamento é complementado com mesoterapia e com o choque vitamínico, administrado através de massagem depois da estimulação craniana com a dermopen. O preço por sessão de iGrow oscila entre os 40 € e os 60 €. Para reforçar a ação do tratamento, a clínica recomenda a utilização do champô com cetoconazol, duas vezes por semana.

Fórmulas que (também) melhoram a saúde dos cabelos em casa

Desenvolvida ao longo de 17 anos, a fórmula dos produtos da gama Elvive Fibralogy de Elvive, uma das novidades da marca para 2014, apresenta-se como sendo a primeira no mundo que cria matéria dentro da fibra capilar, fortalecendo e engrossando os folículos capilares, graças ao filloxane, um ingrediente ativo que aumenta a espessura do cabelo. A linha é constituída por um champô, um amaciador, uma máscara e um intensificador de densidade.

Dercos Neogenic, de Vichy, com Stemoxydine 5%, uma molécula patenteada, é um tratamento que gera 1.700 novos cabelos em apenas 90 dias. Esta molécula de ação biomimética contribui para um melhor funcionamento das células estaminais que estão na origem de novas hastes capilares, fazendo despertar os bolbos em inatividade. Hipoalergénica, sem parabenos e não colante, a sua fórmula também é tolerada por couros cabeludos sensíveis.

Indicado para cabelos secos e debilitados, o Tratamento Redensificante Intensivo AgeDefy de Pantene Expert é um produto líquido que se aplica em spray proporciona uma hidratação intensa, reduzindo a quebra, enquanto também controla as fibras rebeldes e a formação de pontas espigadas. Os seus princípios ativos integram vitamina B3, pantenol e cafeína. Aplique 15 gotas por dia.

Resultantes das pesquisas avançadas de Nestlé & L’Oréal, as cápsulas Densilogy de Innéov atuam no interior do bolbo capilar, potenciando o crescimento do cabelo e aumentando a sua espessura. À base de vitamina D3, zinco e uma associação de ómegas 3, que inclui DHA, EPA e ALA, combatem a rarefação capilar e promovem a fixação do cabelo. Também disponível para homens, a versão de Densilogy Men, um concentrado nutricional de fixação e crescimento capilar, inclui vitamina D3, ómega 3, taurina e zinco.

O Cuidado Capilar Intensivo Diaboost de Nioxin, com uma fórmula que integra niacinamida, pantenol e cafeína, é um tratamento espessante, cientificamente concebido e testado para aumentar a espessura das hastes capilares, que deixa o cabelo visivelmente mais denso. O produto penetra no cabelo e deixa-o maleável e com volume. Engrossa o cabelo na raiz, desde que aplicado diariamente.

Nizoral Champô, Cetoconazol 20 mg/g de Johnson & Johnson, com 20 g de cetoconazol, é um champô forfiticante, que também integra sulfato sódico de lauriléter e dietonolamina de ácidos gordos de coco, que deve ser aplicado duas vezes por semana, deixando atuar entre três a cinco minutos antes de enxaguar abundantemente, para resultados mais eficazes.

Texto: Luis Batista Gonçalves

artigo do parceiro:

Comentários