Os cabelos embora sirvam para a proteção do crânio, acabam por emoldurar o rosto. Qualquer alteração no couro cabeludo acaba por influenciar a personalidade da pessoa, assim como da sua autoestima. Observe os seus fios de cabelo consoante as mudanças emocionais, hormonais e o uso de diferentes produtos químicos, assim poderá tratar a queda capilar logo no inicio e os resultados têm mais probabilidade de resultar. Além que terá um impacto menor e menos negativo.

Causas da queda de cabelo na mulher - A perda de cabelo, ou alopecia, é uma consequência de alterações no folículo piloso. Se essas alterações não forem destrutivas, ocorre um novo crescimento, caso contrário, pode resultar na formação de feridas ou atrofia, produzindo alopecia permanente. Os motivos para as mulheres terem queda de cabelo variam entre problemas emocionais, como o stress e a ansiedade. Consequentemente, a calvície feminina acaba por originar mais problemas a nível emocional, tornando a situação numa autêntica bola de neve. Embora existam muito mitos sobre as causas deste problema, o mais normal é que surja devido a doenças como anemia e infecções. Pode ser um problema hereditário, ou surgir depois de tratamentos como a quimioterapia e radioterapia. O uso de produtos químicos de forma exagerada e até mesmo errada pode também levar à queda permanente dos fios de cabelo.

Características da queda de cabelo:

- Afeta todo o couro cabeludo, quando a queda de cabelo é generalizada.

- A mulher acaba por notar a perda exagerada de cabelos durante a escovagem do cabelo ou mesmo na lavagem do mesmo.

- Se a causa da queda não se repetir, o cabelo volta a crescer poucos meses depois.

- Febres prolongadas ou altas acabam por destruir completamente alguns folículos.

- A perda de fios varia de menos de 100 a mais de 1000 por dia.

Identifique a causa da queda de cabelo - O primeiro passo após reparar neste problema, é visitar um dermatologista. Este especialista vai verificar as possíveis origens da queda através da terapia capilar, fazendo uma análise do histórico clínico aos medicamentos e exames laboratoriais, como é o caso do exame de excesso de vitamina A. Vai verificar ainda, a presença de doenças como diabetes, cancro, infecções ou anemia, as alterações hormonais como hipo e hipertireoidismo. Investiga também a alimentação que a paciente faz e que fez antes da queda começar.

Trate a queda de cabelo - Cada patologia tem características próprias que ajudam a chegar ao diagnóstico. Sendo assim, quando a causa é identificada, começa-se o tratamento. Atualmente existem vários tratamentos para a queda de cabelo, como o uso de medicamentos tópicos para estimular o seu crescimento, o uso de laser também para aumentar o crescimento dos fios, assim como o transplante capilar.