Cabelos (mais) cuidados este inverno

Uma maior utilização de água quente e do secador, a par das descidas de temperatura, danificam os fios capilares. Conselhos úteis para os manter fortes e saudáveis na estação fria.

Independentemente da estação do ano, é necessário conferir ao nosso cabelo cuidados especiais, por forma a dar-lhe a hidratação necessária para que se mantenha sempre com vida, brilho e textura. No inverno existem alguns gestos que podem fazer a diferença e contribuir para que exiba uns cabelos fortes, brilhantes e verdadeiramente saudáveis nos meses do frio. Estes são alguns dos principais cuidados que deve ter durante este período de maiores agressões externas:

- Use agua morna

A água quente em excesso é um dos principais inimigos do cabelo nesta estação. Se exagerarmos na temperatura da água com que enxaguamos os nossos cabelos, desidratamo-los e aumentamos a queda, podendo inclusive provocar uma escamação do couro cabeludo, que muitas vezes é confundida com caspa. Desta forma, sempre que possível opte por água morna em vez de água quente.

- Limpe o cabelo de partículas

Antes de aplicarmos qualquer produto extra no nosso cabelo, devemos certificar-nos que o mesmo se encontra limpo e livre de impurezas. Desta forma, devemos apostar num champô que limpe o cabelo em profundidade, libertando-o de todas a partículas e restos de produtos que ainda possa ter.

- Utilize uma máscara de hidratação

Passo essencial para um cabelo revigorante. Após um bom condicionador, deve ser aplicada uma boa máscara para uma hidratação extra, pelo menos uma vez por semana. A máscara escolhida deve ter em atenção o tipo de cabelo, para que as suas propriedades possam satisfazer as necessidades dos cabelos em questão.

- Evite o secador

A utilização de secador ou de outros aparelhos elétricos, como modeladores ou alisadores, deve ser realizada com cuidado e sempre com os produtos indicados para proteger os seus cabelos das agressões que a utilização destes aparelhos pode provocar.

A utilização de temperaturas elevadas, sem nenhum cuidado extra, provoca o enfraquecimento, fazendo com que o cabelo se torne progressivamente mais fraco e quebradiço. Desta forma, a utilização de produtos que tenham em consideração estes fatores, verifica-se essencial.

- Combata a oleosidade

No inverno, os cabelos tendem a ficar mais oleosos, fator que pode ser evitado ou controlado, caso optemos por condicionadores e máscaras hidratantes leves.

- Não durma com o cabelo molhado

Este tipo de comportamento deve ser evitado, pois além do cabelo ficar húmido, torna-se fraco e quebradiço. Além de ser desconfortável ir deitar-se com o cabelo húmido, corre sérios riscos de dar de caras com um penteado como o da cantora norte-americana Tina Turner quando se olhar no espelho.

- Massaje o couro cabeludo

Ao lavar os cabelos, massaje o couro cabeludo com movimentos circulares. Estes movimentos irão permitir a oxigenação e circulação do couro cabeludo, além de lhe proporcionarem um bem-estar imediato.

artigo do parceiro:

Comentários