Está grávida de 16 semanas – já só faltam 168 dias!

Exibir o seu glamour de grávida e sentir o bebé a mexer.

As pessoas têm-lhe dito como está com óptimo aspecto? O “brilho da gravidez” é real, graças ao maior afluxo sanguíneo para a pele. Também é possível que esteja de melhor humor, agora que já se habituou a todas essas hormonas a saltitar no seu sistema e que os enjoos provavelmente já são menores. Sente-se também provavelmente menos ansiosa com a possibilidade de alguma coisa acontecer ao bebé.

Em breve irá viver um dos momentos mais maravilhosos da gravidez – sentir o bebé a mexer. Embora algumas mulheres tenham as primeiras sensações de movimentos do feto logo às 16 semanas, a maioria só os sentirá cerca das 18 semanas ou mais tarde. Se for a primeira gravidez, não fique muito ansiosa – é possível que não se dê conta dos movimentos do bebé antes das 20 semanas. Essas primeiras sensações variam de mulher para mulher. Algumas dizem que é como pequenas borboletas a esvoaçar, outras comparam com bolhas de gás e algumas até as descrevem como pipocas a saltar. Aprecie a subtileza destas primeiras agitações – em breve transformar-se-ão em pontapés inconfundíveis.

EXPLICAÇÃO

Porque tenho tanta prisão de ventre?

As hormonas da gravidez – combinadas com a pressão do útero em expansão sobre o tracto digestivo – provocam prisão de ventre. A hormona progesterona relaxa os músculos dos intestinos, abrandando todo o sistema digestivo, explica o Dr. Gil Gross, professor associado de obstetrícia e ginecologia na Washington University em St. Louis. Quanto mais tempo os alimentos permanecem no sistema, maior a quantidade de água que o seu sistema lhes vai retirar, pelo que as fezes ficam mais duras. O útero também está a pressionar os intestinos e o recto, abrandando ainda mais o funcionamento do sistema digestivo. E, como se isso não bastasse para fazer com que precise diariamente de toneladas de fibras, o ferro contido nas vitaminas pré-natais poderá também produzir esse efeito de obstipação. Beber muita água, fazer exercício moderado e comer alimentos ricos em fibras poderá ajudar.

O QUE ELAS DIZEM

"Estou grávida pela primeira vez e estou morta de medo. Não consigo parar de pensar “E se não souber o que fazer, vou fazer mal ao bebé?" Espero simplesmente que corra tudo bem. Estou tão empolgada para ver a cara do meu pequenino e posso dizer, com toda a honestidade, que já AMO o meu bebé!" — Júlia

"Fiz uma ecografia e está tudo bem, mas não consigo deixar de me preocupar com a ideia de que algo possa correr mal. O meu marido diz-me que vai correr tudo lindamente e eu sei que tenho de descontrair, mas os meus pensamentos entram em descontrolo." — Susana

DICA DE CONFORTO

Roupa de grávida

Já será difícil continuar a usar a sua roupa habitual. Veja o que deve procurar quando comprar roupa de grávida:

• Calças com escapulário elástico.

• Calças e saias largas com aperto de cordão.

• Um soutien que acompanhe o seu “crescimento” (para saber o tamanho, peça a ajuda de uma vendedora da loja).

• Tops largos ou de malha elástica que se adaptem ao crescimento do peito e da barriga.

• Camisolas e blusas de algodão (a temperatura corporal é mais elevada do que o normal e o algodão pode ajudá-la a manter-se fresca).

Recomendamos que veja também:

Está grávida de 16 semanas – já só faltam 168 dias! Planeie uma escapadela romântica
Aumento de peso
7 formas de estimular a sua motivação

Comentários