Filosofia ao domícilio para crianças (e não só!)

O #filopenpal é um desafio que faz com que crianças, jovens e adultos recebam em sua casa alguns desafios (em forma de perguntas ou jogos) que visam colocar em prática o “parar para pensar”

Joana Rita Sousa é a responsável pelo projecto filocriatiVIDAde | filosofia e criatividade e anda, desde 2008, um pouco por todo o país a orientar oficinas de filosofia para crianças.

“Acontece frequentemente fazer uma oficina num sítio, uma vez e não ter oportunidade de lá voltar. Às vezes há pais que enviam e-mail a perguntar quando é que eu vou fazer uma oficina na zona da sua residência. E de repente surgiu a ideia: e por que não fazer com que a filosofia chegue às suas casas?” – diz Joana Rita Sousa.

O twitter, o facebook e o seu blog têm sido os canais de divulgação deste desafio, uma espécie de filosofia ao domicílio que também está aberto a grupos ou turmas que nele possam participar. “Já tinha levado a cabo um projecto deste tipo, com uma sala de 5 anos, em parceria com a educadora de infância e lembro-me da educadora contar que era todo um entusiasmo para os meninos receberem cartas, pelo correio... abrir o envelope era uma aventura!”, recorda Joana.

O desafio foi alvo de uma algumas experiências antes de ser apresentado formalmente: “Um pai, que acompanha o meu trabalho no twitter, lançou-me o desafio para que trocasse postais com perguntas com o seu filho de 5 anos. Tem sido muito gira esta troca de perguntas, respostas e desafios. Os pais também são convidados a participar – aliás, sem a sua cumplicidade não seria possível!”, acrescenta Joana Sousa.

A filosofia ao domicílio, na versão #filopenpal encontra-se disponível para todas as idades.

Para saber mais sobre estes desafios, estas cartas para pensar, só terá que enviar um e-mail para joanarssousa@gmail.com  ou consultar o blog onde são partilhados alguns relatos dos desafios.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários