Há muitas mães solteiras por opção e outras por diversos acontecimentos, mas ser mãe é sempre uma tarefa complicada... Ser mãe solteira ainda mais, mas isso não signifique que não tenhas partes positivas. Tem e muitas:

1 - As decisões só passam por si

A educação é sempre um motivo de discussão entre os pais, pois cada um pensa de uma forma diferente. Quando se é mãe solteira isso não acontece: as decisões são sempre suas. Seja na escolha do nome, seja na religião, na escola para que irá, na roupa que vai vestir, na alimentação, etc..

2 - Pode comemorar o dia da mãe e o dia do pai

Porque preenchem os dois papeis. Quando você é mãe e pai, comemora em dobro!

3 - Acabam por saber fazer tudo

As mães que têm filhos com um pai presente têm sempre aspetos da educação que são deixados com o pai. No entanto quando se é mãe solteira sabe-se um pouco de tudo e aprende-se a fazer toda e qualquer coisa.

4 - Para as mães solteiras por opção, os filhos sabem o quanto eles foram desejados

Qualquer mulher que tenha usado um doador de esperma para engravidar terá filhos que sabem quanto foram planeados e desejados. O mesmo para as mães solteiras que se tornaram mães através da opção da adoção. Isto não significa que as outras mães que tiveram os seus filhos da maneira tradicional não façam planos ou não desejem os seus filhos, mas a decisão de se ter um filho sozinha acaba por ser muito mais ponderada porque é uma responsabilidade para se viver sozinha, sem partilhar todas as alegrias e partes difíceis com um parceiro.

Leia também: Como um filho vê a mãe

5 - Para as mães que se tornaram solteiras por falecimento do parceiro, os filhos mostram a melhor parte dos parceiros.

Qualquer mulher que se tornou mãe solteira devido à morte de seu parceiro passa a ter uma grande parte do parceiro na criança. Para algumas mulheres, a dor de ficarem viúvas é minimizada ao educar e criar os filhos.

6 - Aprende formas diferentes de criar uma família

É difícil encontrar uma mãe solteira que não tenha pessoas ao seu lado a dar uma ajuda. As mães solteiras tendem a elaborar uma estrutura familiar alternativa, e os filhos aprendem que há muitas maneiras diferentes de criar uma família e isso faz com que se tornem crianças muito mais recetivas a aceitar realidades diferentes das tradicionais.

7 - Não irão apressar um relacionamento

As mães solteiras já tiveram os seus filhos, já formaram uma família, não precisam de apressar relacionamentos porque querem casar ou ter filhos e já estão numa idade avançada. Nestes casos as decisões românticas e de relacionamentos são baseadas puramente se a outra pessoa será um bom parceiro.

8 - As mães solteiras recebem todos os aborrecimentos mas também todo o amor

Os desafios são mais que muitos. Mas também há recompensas incríveis que vêm sob a forma de abraços e beijos do seu filho. E ter isso só para si é incrivelmente maravilhoso.

Leia ainda: 10 princípios básicos para pais