Descubra como lidar com os ciúmes do seu filho

A vinda de um novo bebé por vezes, pode causar ciúmes no irmão mais velho. Para que estes não sejam tão prejudiciais, vamos dar-lhe algumas dicas.

O facto de a mulher engravidar novamente, faz com que o filho sinta ciúmes da atenção que está a ser dada a outro bebé, embora este ainda nem sequer tenha nascido. Cabe-lhe a si, enquanto mãe conversar com o seu filho e explicar-lhe que o seu irmão não o vai substituir, mas sim que será o seu aliado nas brincadeiras e também nos cuidados.

Comportamento - Os ciúmes no irmãos mais velhos, podem apresentar algumas alterações no comportamento destes, como é o caso das agressões à mãe ou até mesmo ao bebé, ou o fato de voltarem a fazer xixi na cama ou até mesmo pedirem a chucha de volta. É bastante comum que isto aconteça, até porque o seu filho já está habituado a ter todas as atenções viradas para si e neste momento torna-se complicado perceber que já não irá ser assim. É por isso, muito importante que converse com o seu filho e faça-o entender que não irá mudar nada com a chegada do novo bebé.

Dicas - É fundamental para as crianças terem irmãos, pois este papel acaba por ser muito relevante no seu comportamento com os outros. Basta um pouco de compreensão e apoio e o seu filho irá conseguir ultrapassar esta fase da melhor maneira.

- Assim que descobrir que está grávida, é muito importante que conte ao seu filho o que vai acontecer. Assim, ele irá perceber que a família vai passar por uma mudança e o porquê de essa ir acontecer;

- Mostre-lhe o lado positivo de ter um irmão, como é o caso das brincadeiras, de se apoiarem mutuamente, de estarem sempre disponíveis um para o outro, entre outras coisas;

- Quando o seu filho mais velho for visitar o irmão mais novo à maternidade, compre-lhe um miminho e faça de conta que foi o bebé que lhe trouxe. Isto vai fazer com que ele se ambiente mais facilmente e lhe traga boas memórias no futuro;

- Peça aos seus familiares e amigos que estiverem na maternidade, para darem atenção ao seu filho mais velho. Isto vai fazer com que a criança não se sinta de parte e os ciúmes não sejam tão intensos.

artigo do parceiro:

Comentários