Conduza com segurança neste Natal

Sabia que grande parte dos acidentes rodoviários acontecem nos períodos das férias, nomeadamente nas miniférias de Natal? É preciso ter consciência que uma condução descuidada e a falta de verificação das condições de funcionamento do seu veículo prejudicam a segurança. Para uma viagem tranquila siga as seguintes dicas.

Não conduza cansado. É essencial ter uma boa noite de sono antes de conduzir, principalmente viagens longas; e, se possível, evite viagens durante a noite. Se estiver numa situação em que tem de conduzir toda a noite e sente que está a adormecer, encoste o carro na berma da estrada ou pare numa estação de serviço e durma até que se sinta melhor. Se estiver acompanhado por alguém que conduza, alterne a condução.

Coma antes de iniciar a viagem. Conduzir com o estômago vazio pode distraí-lo e aumentar a probabilidade de acidente. No entanto, não faça refeições pesadas para evitar sonolência e dificuldades de digestão.

Verifique o carro antes de conduzir. O pior pesadelo para qualquer condutor é ter uma avaria do carro a meio da viagem. Para evitar que isso aconteça, antes de partir de férias verifique as condições de segurança do seu veículo: o estado dos pneus, das suspensões, dos travões, os níveis de óleo e de água, o funcionamento do limpa pára-brisas e os dispositivos de sinalização.

Reduza a velocidade se estiver mau tempo. Se as condições atmosféricas não forem as melhores é importante que reduza a velocidade, pois permitir-lhe-á aumentar o tempo de reação e evitar acidentes.

Não escreva SMS enquanto conduz. Independentemente de ser uma situação urgente ou não, pode fazer uma chamada com as mãos-livres ou, melhor ainda, esperar até que possa parar o carro e falar calmamente. Para uma condução segura é crucial que esteja o mais atento possível à estrada.

Preste atenção aos outros. Tenha atenção a todos os outros à sua volta e não apenas aos veículos da frente, e assim evitará muitos problemas.

Condicione bem a bagagem. Quando vamos de férias o mais provável é levar malas a mais. Mas tenha em atenção que a carga mal-acondicionada pode alterar a estabilidade e o controlo da direção, e o sistema de travagem torna-se menos eficiente.

Faça paragens a cada duas horas. Em viagens longas é importante fazer paragens no mínimo de duas em duas horas. Aproveite para sair do carro, esticar as pernas e desfocalizar o cérebro de muito tempo com o mesmo cenário: a estrada. Bastam cinco ou 10 minutos de pausa e retomará a condução com mais segurança.

Saiba mais sobre os Centros Auto Roady, vencedores do Prémio Cinco Estrelas 2016, com uma classificação global de 7,65, numa escala de 1 a 10. Realmente Cinco Estrelas!

artigo do parceiro:

Comentários