Como imagina a melhor escola para o seu filho? Provavelmente como esta!

A Vittra School, em Telefonplan, Suécia, todos os anos tem vindo a ser considerada como a melhor daquele país e como uma das melhores a nível mundial

Basta olhar para as fotografias do espaço da Vittra School para perceber que esta não é uma escola qualquer. Chamam-nos logo a atenção as cores, o design e a forma como as crianças circulam na escola.

Rosan Bosch, dinamarquesa, é a autora deste projeto e o objetivo era criar uma escola com espaços multifuncionais de aprendizagem, interiores coloridos e zonas pequenas que apelassem à concentração e contemplação. Aqui não existem turmas de 20 ou 30 alunos, mas sim pequenos grupos de alunos que estudam em conjunto. Também não existem salas de aula tradicionais, tudo funciona em open space ou espaços de estudo específicos como a biblioteca.

Os professores fornecem as matérias a um grupo mais alargado de alunos, que depois decide se trabalha o tema em grupo ou individualmente.

Na pré-primária tudo foi desenhado à medida das crianças, ou seja, as infraestruturas de lazer são todas à escala de uma criança desta idade, para que seja mais fácil para elas chegarem a todo o lado.

VEJA AQUI AS FOTOGRAFIAS DESTA ESCOLA INOVADORA:

Fotos: Rosan Bosch

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários