A Universidade Católica Porto reinicia hoje, no âmbito do programa “Aprender a Educar”, vários workshops que pretendem auxiliar os pais na tarefa de educar, desmistificando o conceito da parentalidade.
A iniciativa é da Faculdade de Educação e Psicologia, sendo. as formações dinamizadas por psicólogos. Lurdes Veríssimo, coordenadora do programa “Aprender a Educar” da Católica Porto, explica, em exclusivo para o Sapo Família: “O Aprender a Educar – Programa para Pais é uma iniciativa da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica. Porto que tem como principal objetivo criar espaços de reflexão em torno de temáticas importantes implicadas na educação de crianças e jovens. Partimos da constatação de que ser Pai e Mãe nos dias de hoje é um papel desafiante e de que, atualmente, muitos são os pais que reconhecem a necessidade de parar para refletir a sua prática parental, de procurar informações junto de profissionais ou de partilhar as suas vivências para obterem algum tipo de feedback”.
Cada uma das sessões do Aprender a Educar é dedicada a um tema em particular. Os temas são pensados para responderem às necessidades de pais com filhos em diferentes faixas etárias e em circunstâncias distintas, por exemplo: Brincar Precisa-se! Estudar e fazer TPC’s: Acompanhar e responsabilizar! Socorro: Tenho um filho adolescente! Quando o Pai e a Mãe não vivem juntos…; Vida a 1000Km/h: gerir múltiplos papéis! Segundo a nossa interlocutora, ”para maior conveniência dos pais, estas sessões acontecem sempre às 6ªs feiras à noite e são dinamizadas por um psicólogo que explora o tema e aborda estratégias práticas para fazer face às diferentes situações.
O arranque hoje é feito com o tema “Os bebés não se partem”. A coordenadora do projeto explica que “a parentalidade é uma aventura logo desde o nascimento do bebé! Porque o nascimento do bebé coloca inúmeras questões aos pais: Como é que o bebé se relaciona com o mundo? O que quer dizer o seu choro? …E porque o bebé quando nasce tem já inúmeras capacidades que permitem a sua interação com o mundo e com os que lhe são próximos, e que por vezes passam despercebidas.
O Sapo Família lançou uma sugestão: um tema sobre a crise. Lurdes Veríssimo prometeu pensar sobre o assunto: “Todos os anos o “Aprender a Educar” inclui alguns temas novos, normalmente incorporando sugestões de pais. As questões da crise, pela sua atualidade, seriam seguramente interessantes. No entanto, na edição de 2012, por já estar fechada, esse tema já não caberá no programa. Destaca-se porém que, desde Janeiro de 2012 existe a possibilidade do Aprender a Educar sair da Universidade e ir a Escolas ou outras Instituições, falar destes ou de outros temas que as instituições identifiquem como relevantes, podendo nessa circunstância, ser um tema a debater.
16 de março de 2012