Um terço das raparigas entre os 13 e os 17 anos são abusadas sexualmente pelos namorados e um quarto das jovens já sofreu violência física.
Os dados são divulgados hoje pelo National Society for the Prevention of Cruelty to Children (NSPCC) e a Universidade de Bristol.
O estudo conclui ainda que cerca de nove em 10 raparigas já estiverem em relações intimidadoras. E uma em cada seis disseram que foram pressionadas a terem relações sexuais. Um quarto das jovens diz ter sofrido violência física, como bofetadas, murros e outras agressões físicas por parte dos namorados.
O estudo também analisou o inverso, reportando um em cada 17 rapazes terem sofrido pressões por parte das namoradas para terem relações sexuais.
Diana Sutton, responsável pelos assuntos políticos e de relações externas da NSPCC, diz que «é chocante verificar que tantos jovens encaram a violência e os abusos nas relações como algo normal. Muitos não vão contar aos pais o que se passa».
O relatório recomenda ainda que as escolas deveriam ter um papel mais activo no alerta dos jovens para estas questões. Para saber mais, clique AQUI.
 01 de Setembro de 2009
Veja ainda: Riscos e dúvidas
Sexualidade na adolescência
Não há problema em dizer "NÃO"
A primeira vez
A Gravidez na adolescência