No que se refere à escolha do pai biológico, as mulheres preferem um dador com perfil de inteligente mas tímido. É o que concluiu o estudo "Fatores determinantes para um dador de esperma de sucesso: como é que as mulheres escolhem", realizado pela Universidade de Queensland.

Os dadores de esperma são cada vez mais requisitados, no mundo inteiro, e o mercado online está a prosperar.

O estudo recolheu dados de 56 homens do Reino Unido, Austrália, Canadá, Itália, Suécia e Estados Unidos, com idades compreendidas entre os 23 e os 66 anos.

Stephen Whyte, que liderou o estudo, revela: "Era de esperar que num ambiente online, os homens tivessem de se expor mais para as mulheres, e os que são extrovertidos cumprem melhor essa função. No entanto, encontramos
precisamente o oposto". E adianta: "O mercado do dador online funciona de forma bastante diferente para as clínicas de fertilidade, já que promove uma maior interação entre o recetor e o dador".

É mais fácil explorar as características de personalidade dos dadores individuais em ambiente online, e avaliar a probabilidade de serem escolhidos pelas mulheres.

As mulheres não escolhiam, ou tinham menos probabilidade, de optar por homens irritáveis ou socialmente inaptos, mas por outro lado os que tinham uma maneira de ser mais extrovertida também não foram bem sucedidos na escolha das mulheres.

O estudo também concluiu que 73% dos participantes que tinham filhos via doação de esperma mantinham contacto por email, telefone, vídeo ou até mesmo pessoal, com pelo menos um dos dadores.