São precisos 500 euros por mês para estudar no Porto e 600 em Lisboa

A conclusão é de um estudo da Uniplaces, uma das plataforma online para procurar alojamento utilizadas pelos estudantes universitários.

Estudar em Lisboa e Porto custa quase tanto como o valor pago por um ordenado mínimo nacional. São precisos, em média, quase 500 euros por mês para estudar no Porto e 600 euros em Lisboa, revela um estudo da Uniplaces relativo a dados do segundo trimestre de 2017.

De acordo com a análise, nesse orçamento foram contabilizadas as despesas de transporte, alimentação e acomodação em várias cidades europeias. De fora ficaram os gastos com as propinas, material escolar ou eventos culturais.

O estudo concluiu que um estudante precisa em média de 498 euros por mês para sobreviver na Cidade Invicta, enquanto que aquele que o faz na capital vai precisar de 601 euros mensais.

O mais caro é mesmo a habitação

O estudo da plataforma conclui que o que encarece o orçamento é a renda do quarto: 364 euros em Lisboa e 272 no Porto.

Ou seja, um estudante com um orçamento médio mensal de 500 euros gasta com o alojamento cerca de 73% do orçamento, em Lisboa e 54% do orçamento no Porto.

A análise conclui que a cidade mais económica na Europa para arrendar quarto é Budapeste, com um custo médio mensal de 249 euros.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários