Em muitos países, o ano letivo começa no início de setembro. Apesar das diferenças, os países da Europa apresentam muitas semelhanças na estrutura no ano escolar, segundo um relatório da rede Eurydice, hoje publicado, com base nos calendários escolares para 2015-2016.

Em cerca de um terço dos países, o ano escolar começa oficialmente a 01 de setembro. Nos cinco países nórdicos, bem como na Holanda, na Suíça e no Liechtenstein, começa normalmente entre o meio e o final de agosto.

No sul da Europa, a data de abertura do ano letivo é geralmente na segunda metade de setembro, lê-se no relatório, que aponta os casos de Portugal, Grécia, Itália e Malta.

Férias de Natal acontecem em todos os países europeus

À exceção das férias do Natal, os intervalos de pausa ao longo do ano variam entre os diferentes países.

Além do período de verão, há quatro períodos de pausa ao longo do ano na Europa: as férias de outono, as de Natal e ano novo, inverno/carnaval e primavera/Páscoa.

As datas e os intervalos podem variar de país para país. Em alguns, como a Alemanha, Espanha, Itália, Áustria e Suíça, as autoridades regionais tomam decisões nesta matéria.

Na Noruega e na Suécia, a responsabilidade está a cargo dos municípios, enquanto na Irlanda e no Reino Unido (Inglaterra e Gales), o calendário escolar é tradicionalmente decidido ao nível da escola.

Contudo, esta liberdade para determinar os períodos de férias escolares pode ser limitada. O número de dias de ensino é geralmente fixado a nível central.

Na República Checa, em França, na Holanda, na Polónia, na Eslováquia e na Eslovénia, as autoridades fixam diferentes datas para os períodos de férias, dependendo da área geográfica.

A duração das férias de verão varia ao longo da Europa, tendo por base um universo do 36 países analisados.

Na Europa, o ano escolar termina habitualmente entre o final de maio e a segunda quinzena de julho. As férias começam em meados de junho na maioria dos países.

A duração das férias de verão varia significativamente na maioria dos países, de seis semanas na Alemanha, na Holanda, no Reino Unido, na Suíça e no Liechtenstein, até 13 semanas na Lituânia, Letónia, Portugal e Turquia.

“As férias de verão são normalmente mais curtas naqueles países onde os alunos têm pausas mais frequentes e mais longas ao durante o ano letivo”, lê-se no documento.

Alguns países apresentam diferenças na duração das férias, em função do nível de ensino. No secundário, os estudantes normalmente têm um período de estudo mais alargado, devido aos exames no final do ano.

Persistem os mesmos padrões de férias para o ensino básico e o secundário. Ligeiras diferenças encontram-se em apenas alguns países, de acordo com o relatório.

Na Grécia, em Chipre, na Lituânia e na Sérvia, as férias de verão para os alunos mais novos duram mais do que as dos estudantes mais velhos. O oposto acontece na Irlanda e na Islândia, refere a Eurydice.

Em Portugal, a abertura do ano letivo vai decorrer entre 15 e 21 de setembro nos ensinos básico e secundário.