Regresso às aulas na Europa começou em agosto

O ano escolar começa esta terça-feira em cerca de um terço dos países europeus, enquanto no Norte da Europa a abertura ocorre em agosto e no sul, como Portugal, é programada para a última quinzena de setembro.
créditos: AFP / FRED DUFOUR

Em muitos países, o ano letivo começa no início de setembro. Apesar das diferenças, os países da Europa apresentam muitas semelhanças na estrutura no ano escolar, segundo um relatório da rede Eurydice, hoje publicado, com base nos calendários escolares para 2015-2016.

Em cerca de um terço dos países, o ano escolar começa oficialmente a 01 de setembro. Nos cinco países nórdicos, bem como na Holanda, na Suíça e no Liechtenstein, começa normalmente entre o meio e o final de agosto.

No sul da Europa, a data de abertura do ano letivo é geralmente na segunda metade de setembro, lê-se no relatório, que aponta os casos de Portugal, Grécia, Itália e Malta.

Férias de Natal acontecem em todos os países europeus

À exceção das férias do Natal, os intervalos de pausa ao longo do ano variam entre os diferentes países.

Além do período de verão, há quatro períodos de pausa ao longo do ano na Europa: as férias de outono, as de Natal e ano novo, inverno/carnaval e primavera/Páscoa.

As datas e os intervalos podem variar de país para país. Em alguns, como a Alemanha, Espanha, Itália, Áustria e Suíça, as autoridades regionais tomam decisões nesta matéria.

Na Noruega e na Suécia, a responsabilidade está a cargo dos municípios, enquanto na Irlanda e no Reino Unido (Inglaterra e Gales), o calendário escolar é tradicionalmente decidido ao nível da escola.

Comentários