Além de ensinar as matérias em cada disciplina, os professores deveriam promover a discussão entre os alunos sobre aquilo que aprenderam. Esta é a recomendação de um estudo elaborado pela organização Education Endowment Foundation (EEF), em Inglaterra.

Incentivar os alunos a debater em sala de aula os conteúdos que aprendem faz com que obtenham melhores resultados académicos em disciplinas como inglês, matemática e ciências.

No estudo participaram crianças de 78 escolas primárias, com idades entre os 9 e os 10 anos, as quais foram encorajadas a debater e a discutir as respostas dadas por cada uma a determinada pergunta feita pelo professor.

Passados dois meses, as crianças do estudo tinham feito progressos nas disciplinas de inglês e ciências comparativamente com o grupo que não participou no estudo, o chamado "grupo de controlo".

As crianças foram também sujeitas a uma avaliação antes de participarem neste projeto, para auferir o seu nível de conhecimentos. E as conclusões do estudo indicam que o debate e a discussão melhoram o raciocínio e a aprendizagem.

Kevan Collins, diretor executivo da EEF, afirmou "Levar as crianças a pensar e a falar sobre a sua própria aprendizagem de forma mais explícita pode ser uma das formas mais eficazes de melhorar os resultados académicos".