Pavilhão do Conhecimento produz exposição sobre bem-estar mental

O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva apresenta esta sexta-feira, Dia Mundial da Saúde Mental, a sua nova exposição temporária "Loucamente: uma exposição sobre o bem-estar da mente". A apresentação terá lugar em Coimbra, no âmbito da iniciativa 15 anos de Saúde Mental, promovida pela Direção-Geral de Saúde.

Desenvolvida em consórcio com os centros de ciência Heureka (Helsínquia) e Universcience (Paris), é a primeira exposição interativa de um centro de ciência dedicada ao bem-estar da mente e pretende dar início a uma discussão pública sobre a saúde mental e o seu impacto pessoal e social.

Trata-se de uma exposição positiva sobre um tema complexo, que quer substituir o preconceito pelo conhecimento, o estigma pela compreensão e incentivar os visitantes a cuidar do seu bem-estar mental. Os visitantes poderão experienciar num ambiente seguro como se sentem as pessoas com determinadas perturbações mentais.

"Loucamente: uma exposição sobre o bem-estar da mente" foi premiada com o Leading Edge Award para a melhor experiência do público, atribuído em 2014 pela associação internacional ASTC (Association of Science Technology Centers). O júri salientou a forma aberta e inovadora com foi abordada a questão da saúde mental, desafiando o público a pensar sobre o assunto de uma outra perspetiva.

A adaptação da exposição à realidade portuguesa contou com a colaboração do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e a contribuição de grupos de investigação de universidades portuguesas e de pessoas que sofrem ou sofreram de doença psiquiátrica.

A exposição pode ser visitada no Pavilhão do Conhecimento a partir do dia 21 de outubro e até setembro de 2015.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários