Chama-se Fatherhood Without Fear e pretende mostrar fotos de pais em momentos de ligação emocional e física com os seus filhos. Contra a ideia de que o pai apenas toma conta, enquanto que a mãe é quem educa e cuida, esta conta de Instagram pretende mudar as "ideias pré-concebidas" que geralmente se tem sobre a paternidade.

Tem também como objetivo celebrar o vínculo igualmente importante entre um pai e o seu filho. "Não se esqueçam dos pais" é a mensagem que cada foto pretende transmitir.

"Há ainda muito aquela ideia de que a mãe tem o seu papel e o do pai é fora de casa", afirmou January Harshe, co-fundadora da Fatherhood Without Fear ao site ATTN.

January e o seu marido abriram esta conta no Instagram em 2015, depois do seu primeiro projeto Birth Without Fear, que começou por ser uma forma de dizer a todas as mulheres que tinham opções no parto, mas acabou como uma fonte de inspiração para todas as famílias que queriam conceber, assim como um apoio durante a gravidez e pós-parto.

O tema levantado por este casal americano tem sido muito discutido um pouco por todo o mundo. Em Portugal, Vítor Rodrigues, psicólogo clínico, em entrevista à Revista Saber Viver, afirma a propósito do atual papel do pai nas famílias modernas: «O pai é mais caloroso, mais apoiante, tem uma proximidade emocional com a criança, quer transmitir-lhe apreço e acompanhar o seu desenvolvimento de uma forma mais ativa».

O recente “Estudo sobre a paternidade” revela não só que os pais portugueses estão muito mais envolvidos nas tarefas diárias com os filhos, como tentam afastar-se dos estereótipos das gerações anteriores.

E é precisamente para romper com os esterótipos que o projeto Fatherhood Without Fear nasceu. "Quanto mais e mais mostrarmos nas redes sociais que os pais estão envolvidos com os seus filhos, mais eficazmente conseguimos ir contra estes estereótipos", afirma January.