NorteShopping recebe exposição com reutilização de embalagens recicladas

Patente ao público de 24 de abril a 4 de maio

O NorteShopping recebe no próximo dia 24 de abril cerca de 40 peças artísticas – corações construídos a partir da reutilização de embalagens – que foram desenvolvidas no âmbito de um concurso escolar promovido pela Tetra Pak, em estreita colaboração com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e a rede de Eco-Escolas.

 

A exposição, patente ao público até dia 4 de maio na Praça da Indústria (piso 0), alia a sensibilização ambiental à arte infantil, despertando nos mais novos a capacidade de reutilizarem as embalagens usadas na criação de peças originais como estas que, pela sua elevada qualidade e originalidade levaram a Tetra Pak a considerar a sua exibição pública, selecionando para o efeito mais de quatro dezenas dos melhores trabalhos que irão estar agora em destaque no NorteShopping.

 

A mostra dá a conhecer as obras que estiveram a concurso na iniciativa “No dia da Mãe, o Coração é Amarelo” e cujo mote do passatempo levou os alunos das Eco-Escolas de todo o país a criar corações, a partir de embalagens de cartão para alimentos líquidos, aliando a temática do Dia da Mãe à preservação da “mãe natureza”.

 

Paralelamente à exposição, os clientes e visitantes do centro poderão também participar, no dia 25 de abril e aos fins de semana (das 10h00 às 23h00), em ateliês de construção de objetos úteis a partir de embalagens de cartão da Tetra Pak, através dos quais poderão preparar o presente perfeito para oferecer no Dia da Mãe (que se assinala a 4 de maio) ou tirar uma fotografia num cenário desenhado, a partir do tema da exposição, e que poderão levar consigo no momento.

 

Através desta iniciativa, o NorteShopping pretende sensibilizar todos os seus clientes e visitantes para a necessidade, cada vez maior, da reciclagem e reutilização de materiais, bem como para a adoção de comportamentos mais sustentáveis e amigos do ambiente.

 

Relativamente à taxa de reciclagem de resíduos, o centro registou em 2013 uma taxa de 68%, comparativamente aos 66% registados em 2012, total que foi alcançado sobretudo pelo aumento da sensibilização dos lojistas para este tema, à otimização da alocação dos profissionais envolvidos na gestão dos resíduos e à melhoria das instalações de recolha de resíduos bem como às práticas locais de gestão de resíduos.

 

Para João Fonseca, diretor do NorteShopping, “as parcerias que o centro tem levado a cabo com a Tetra Pak têm-se demonstrado muito relevantes para sensibilizamos os nossos clientes e visitantes para a prática de comportamentos ambientalmente sustentáveis. Esperamos, ao receber a Exposição “Corações Amarelos”, que todos se consciencializem de que pequenos gestos como este que é retratado nesta mostra são fundamentais para um mundo mais sustentável e mais saudável.”

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários