Acaba de nascer o Jardim Artístico do Conservatório de Lisboa, um jardim-de-infância que oferece às crianças e aos pais uma educação assente no conceito, internacionalmente estudado e comprovado, de que o ensino artístico influencia positivamente o desenvolvimento pessoal e social, emotivo, cognitivo, motor e sensorial. O espaço situa-se na freguesia histórica de Carnide.

 

No Jardim Artístico, as crianças, entre os três e os cinco anos, vivem diariamente a experiência do belo através da sua participação em atividades artísticas e da vivência diária num universo dedicado às artes, em complemento das orientações curriculares oficiais. As atividades regulares incluem música, aulas de orquestra e instrumento, expressão dramática e dança.

 

«Acreditamos que através do conhecimento das artes – as artes plásticas, a literatura, a música, a dança e a expressão dramática – e sempre com um relacionamento de total confiança com as educadoras e num ambiente disciplinado mas descontraído, a criança desenvolve as suas capacidades cognitivas e emotivas, enriquece o seu mundo e abre horizontes na construção da sua personalidade», diz Catarina Anacleto, diretora pedagógica do Jardim Artístico.

 

São vários os estudos internacionais que apontam as vantagens da aprendizagem das artes performativas, nomeadamente no que toca aos resultados escolares. Por exemplo, um estudo do American Council for the Arts (1995) refere que «as crianças que aprenderam formalmente a tocar um instrumento musical ou tiveram aulas de dança ou de expressão dramática durante, pelo menos, quatro anos apresentaram resultados, em média, duas vezes superiores em testes de matemática e três vezes superiores em testes verbais, relativamente a crianças sem estudos artísticos.»

 

A importância da música

«Mais do que uma arte, a música é uma linguagem emocional, é comunicação, é imaginação», acredita Catarina Anacleto. «A música é capaz de criar emoções e de proporcionar experiências que nos tocam profundamente sejam elas enriquecedoras ou angustiantes. O som influencia o nosso bem - estar, tem a capacidade de nos aproximar ou afastar dos outros, de nos ensinar a esperança e a perseverança, a paciência e a disciplina, a generosidade e a partilha. A música, porque é uma disciplina que trabalha o som e com as formas de o representar, desenvolve o ouvir, a mente e o pensar».

 

Para as crianças, a música é um prazer e é conhecido que estimula o vocabulário e o imaginário. Contribui também para uma maior capacidade de escuta, de compreensão do mundo, delas próprias e dos outros que partilham o seu espaço. Ir ao seu encontro através do canto e da experimentação de instrumentos e jogos musicais é enriquecer a sua memória auditiva, a coordenação e criatividade.

 

Objetivos e método pedagógico

O método pedagógico assenta nos modelos MEM, High Scope e João de Deus, adaptados à realidade escolar portuguesa e em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação bem como as melhores práticas a nível internacional.

 

«É nossa responsabilidade, através do ensino nestas áreas e sempre com o objetivo pedagógico de complementar os currículos programáticos delineados para cada faixa etária pelo ministério da Educação, ajudar na formação da criança, contribuindo para o seu crescimento harmonioso e para uma sociedade de cidadãos mais felizes, mais criativos, mais críticos, mais completos e mais participativos», sublinha Catarina Anacleto.

 

São três as áreas de conteúdo espelhadas no planeamento das atividades:

 

* Formação Pessoal e Social

O envolvimento social na fase pré-escolar é fulcral. É nesta altura que se começa a viver em sociedade, a partilhar experiências e vivências, a aceitar opiniões divergentes e o valor do respeito mútuo. Cada criança é um ser único e, como tal o ensino é individualizado, respeitando as suas necessidades e interesses e valorizando o envolvimento da família e as aprendizagens que a criança traz de casa. O objetivo é educar uma criança autónoma, interessada e confiante.

 

* Expressão e Comunicação

Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita: através de conversas orientadas ou de forma espontânea, as crianças são motivadas a comunicar oralmente perante o grupo, em Português e em Inglês. O objetivo é que a criança aperfeiçoe a dicção e clareza de discurso partilhando as suas experiências. Toda a equipa pedagógica é bilíngue e o ensino da língua estrangeira surge de forma natural, sem parecer forçada, ao longo do dia, independentemente da catividade. Outras atividades incluem manuseamento de livros e revistas, exercícios de grafismos (apuramento da motricidade fina e reconhecimento de letras) e momentos de leitura e estórias, em que cada criança poderá também criar a sua narrativa.

 

Domínio da matemática: O desenvolvimento do raciocínio logico-matemático é feito no âmbito de diferentes atividades de expressão motora, dramática, plástica e musical que incluem exercícios de contagem, sequenciação, ordenação e classificação, resolução de problemas, noções básicas de geometria e reconhecimento de algarismos.

 

* Conhecimento do Mundo

Tal como é apontado nas orientações curriculares do ministério da Educação para as crianças em fase-escolar, estas «já sabem muitas coisas sobre o mundo, já construíram algumas ideias sobre as relações com os outros, o mundo natural e o construído pelo Homem, como se usam e manipulam objetos». Apelando e aproveitando a curiosidade natural da criança, o Jardim Artístico inclui nas suas atividades regulares as temáticas da geografia, meteorologia, geologia e história, com o propósito de suscitar a compreensão, o interesse e a capacidade crítica sobre o mundo que as rodeia.

 

O Conservatório de Lisboa – Conservatório de Música, de Dança e de Arte Dramática de Lisboa – abriu em setembro de 2009, em Carnide. É uma escola privada de ensino artístico especializada na música, dança e teatro. Acaba de ser distinguido por um júri internacional, pelo terceiro ano consecutivo, como uma das melhores escolas de artes do Mundo.