“O Presidente da República saúda muito afetuosamente todas e cada uma das crianças, manifestando o empenho que as suas vidas tenham sempre a esperança de um futuro digno”, lê-se numa mensagem divulgada no ‘site’ da Presidência da República para assinalar o Dia Mundial da Criança.

Na nota, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, salienta que a data celebra a adoção da Declaração dos Direitos das Crianças pelas Nações Unidas e “deve fazer recordar que todos os dias do ano são devidos à promoção e defesa dos direitos dos mais jovens”. “Esta é uma data que deve estar para lá de qualquer calendário, celebrada todos os dias do resto do ano, com o comprometimento de todos”, sublinha o Presidente da República.

O chefe de Estado deixa também uma palavra de reconhecimento para as famílias e para os profissionais que se dedicam aos mais jovens, defendendo que uma sociedade que cuida das suas crianças “é uma sociedade onde efetivamente todos contam, porque protege os mais frágeis”. “Portugal tem, pois, a obrigação de assegurar a todas as suas crianças o cumprimento dos seus direitos”, lê-se ainda na mensagem.