Hospital Cuf Porto inaugura consulta de Medicina do Adolescente

O Hospital Cuf Porto vai inaugurar, no dia 16 de setembro, a consulta de Medicina do Adolescente, focada em prestar cuidados antecipatórios e em detetar problemas específicos da adolescência.

A adolescência é um processo dinâmico e complexo de maturação, em que o adolescente constrói a sua identidade, tendo como objetivo final a sua autonomia e independência.

 

As alterações do crescimento e desenvolvimento pubertário, acne, patologia uro-ginecológica, perturbações do comportamento alimentar, comportamentos de experimentação e risco, alteração dos hábitos de sono são algumas das questões abordadas nesta consulta, destinada a pessoas entre os 10 e os 19 anos.

 

A realização do exame físico completo incluindo avaliação do peso, estatura, índice de massa corporal, tensão arterial e avaliação do desenvolvimento pubertário são também partes integrantes da consulta.

 

A consulta deve ser realizada de forma regular, preferencialmente uma vez por ano, para diagnosticar, vigiar e orientar precocemente problemas de saúde ou comportamentos que ponham em risco a saúde do adolescente.

artigo do parceiro:

Comentários