Hoje é o Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade

Um pouco por todo o país pululam conferências de forma a chamar a atenção para esta temática

Comemora-se hoje o Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, uma plataforma, a nível europeu, constituída por pais e profissionais de saúde, para dar voz aos recém-nascidos prematuros, bem como às suas famílias.
Pelo segundo ano consecutivo, este dia pretende chamar a atenção para os cuidados perinatais e neonatais, para a vigilância na gravidez e seguimento dos recém-nascidos de risco, assim como para a sensibilização face aos problemas sociais e de saúde decorrentes das situações de risco neonatal.
Este ano, pululam eventos um pouco por todo o país, de forma a assinalar a prematuridade.
O Centro Hospitalar do Porto, através da Maternidade Júlio Dinis, organiza uma conferência aberta aos pais, profissionais e toda a comunidade. Durante este dia o Serviço de Neonatologia da referida maternidade vai abrir as portas a visitas dos irmãos e avós dos bebés prematuros e será entregue um postal personalizado aos pais dos bebés prematuros, com poema alusivo a este dia.
Em Braga, entre as 15h e as 17h, o Serviço de Neonatologia do Hospital, com o apoio do Serviço de Voluntariado do Hospital de Braga, vai oferecer lembranças simbólicas aos pais de recém-nascidos que estejam nesta unidade hospitalar.
Recorde-se ainda que o bebé prematuro caracteriza-se pela imaturidade do seu organismo, tornando-o mais vulnerável a determinadas doenças e, também, mais sensível a determinados factores externos (como a luz e o ruído).
17 de Novembro de 2010 Veja ainda:
Prematuros
Partos prematuros crescem 45% em seis anos
Crianças criativas?
Prepare a sua casa para a curiosidade do bebé
Mamãs... Todas diferentes

Comentários