Gouveia junta centenas de crianças e planta mil árvores no Dia Internacional da Floresta

O Município de Gouveia anunciou que vai comemorar o Dia Internacional da Floresta, que é celebrado no dia 21, com várias iniciativas que envolvem 800 crianças do concelho e incluem a plantação de mil árvores.
créditos: Pixabay

A autarquia de Gouveia, na Serra da Estrela, no distrito da Guarda, refere em comunicado hoje divulgado que as comemorações daquele dia, a realizar no Parque da Senhora dos Verdes, serão promovidas em colaboração com a REN - Redes Energéticas Nacionais. A iniciativa conjunta prevê um dia de atividades e ateliês lúdico pedagógicos sobre prevenção e educação ambiental, direcionados para as crianças do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, é anunciado.

As duas entidades pretendem "aumentar a consciência ambiental das crianças e dos jovens através de atividades lúdicas e pedagógicas que reforçam o envolvimento das crianças e o sentido de responsabilidade dos mais novos para com a floresta". Das várias ações programadas destaca-se, durante a tarde, a plantação de mil árvores, num dos corredores por onde passam as infraestruturas de transporte de energia da REN, e a iniciativa de caráter pedagógico "Heróis de toda a espécie".

Esta visa "sensibilizar as comunidades para a proteção da biodiversidade, preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas ou em vias de extinção", segundo a organização.

Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, citado na nota, reconhece que a parceria com a REN aumenta a capacidade de intervenção do município junto da comunidade escolar. "O programa de sensibilização ambiental desenvolvido pela REN enquadra-se perfeitamente com os objetivos do município de Gouveia. Pretendemos alertar as crianças para a necessidade de proteção da floresta e, através delas, chegar às famílias, com mensagens simples de proteção e preservação ambiental", justifica.

A iniciativa, dirigida a crianças do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico, concebida para complementar os programas escolares, "utiliza uma abordagem interativa e dinâmica, promovendo uma consciência ambiental e sentido de responsabilidade junto dos mais novos".

Esta creche é ao ar livre, sem paredes nem salas de aula

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários