De acordo com nota remetida às redações, esta decisão foi tomada por unanimidade numa reunião de câmara que se realizou esta manhã e tem em "consideração que o custo dos livros nos orçamentos familiares é, no arranque do ano letivo, um fator crítico de desestabilização da economia doméstica".

O Município de Gondomar, distrito do Porto, aponta que esta medida, que abrange as escolas públicas do concelho, como uma forma de combater possíveis "desigualdades entre as crianças".

A decisão de oferecer os manuais está inserida no Plano Estratégico de Ação Social Escolar (PEASE) e segundo também se lê na nota "traduz uma aspiração das associações de pais e das próprias escolas".

Já no que respeita aos auxílios económicos para material escolar o PEASE mantém-se sem alterações, isto é, os alunos carenciados na obtenção do material didático necessário ao desenvolvimento das atividades curriculares continuarão a ser apoiados.

Beneficiam de apoio os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico da rede pública abrangidos pela Ação Social Escolar.

"A deliberação de hoje visa garantir a igualdade de oportunidades de acesso a sucesso escolares a todos os alunos que estão atualmente vertidos no PEASE", conclui a nota.