Os campos de férias do BIPP – Banco de Informações de Pais para Pais – regressam este verão para animar quem mais precisa. A Fundação Luís Figo alia-se mais uma vez a esta iniciativa, tornando-se parceira do projecto e apoiando 125 crianças carenciadas, com e sem deficiência, que de 11 de Julho a 13 de Agosto vão frequentar por um período de uma semana, a custo zero, os campos de férias Espaço In Férias 2011.
Com actividades recreativas e desportivas para crianças que, por serem portadoras de deficiência ou por terem carências de ordem social, têm necessidades especiais, este campo de férias promovido pelo BIPP pretende incentivar a inclusão de todas as crianças na sociedade, criando-lhes oportunidades de lazer e alegria.
“A parceria com a Fundação Luís Figo consiste em assegurar a participação das 125 crianças carenciadas, com ou sem deficiência, no Espaço In Férias 2011, promovendo um espaço seguro e de bem-estar que estimule o desenvolvimento qualificado e inclusivo, à medida de cada um” refere Sara Souto, directora-geral da Fundação Luís Figo.
Além disso, estão abertas as inscrições para qualquer criança, com ou sem deficiência, entre os 2 e os 13 anos, que queira participar neste campo.
Este ano, o Espaço In Férias tem como tema principal a “Água” e inclui, entre outras actividades, idas à praia, caminhadas e “Jogos Sem Barreiras”. Joana Santiago, Presidente do BIPP, afirma que “continuamos a sentir muita necessidade, por parte das famílias, em encontrar respostas para a inclusão das crianças com necessidades especiais e com carências de ordem sócio-económica no período das férias escolares.
As barreiras existentes são muitas, sobretudo para as crianças e jovens portadoras de deficiência, impedindo o seu crescimento saudável e inclusivo, e criando problemas aos pais por não terem actividades que se adaptem às necessidades dos filhos”.
Joana Santiago acrescenta que “o apoio da Fundação Luís Figo a 125 crianças é muito significativo e demonstra o compromisso da Fundação em criar respostas de integração.”
5 de Julho de 2011