Famílias inspiradas em deuses e deusas da mitologia greco-latina, como Neptuno, Minerva e Apolo, compõem a obra "Amores de família" que junta, pela primeira vez, textos de Carla Maia de Almeida e ilustrações de Marta Monteiro.

Em cada dupla página, a autora nomeia um pai e uma mãe - mas também avós -, identificando-os com deuses da mitologia grega e latina, sobre ilustrações que retratam situações do quotidiano familiar de diferentes latitudes e culturas e raças.

"Se a casa do Pai Neptuno e da Mãe Vesta faz lembrar um belo palácio submarino, é graças a ela. Como não usa relógio, tem tempo para fazer tudo, até xaropes para a tosse à base de catos (não arranham na garganta)", escreve Carla Maia de Almeida, nas primeiras páginas.

Segundo a autora, "Amores de família" é inspirado nas "personalidades, emoções, amores, dons, talentos e manias" de figuras da mitologia.

O livro encerra com um glossário com explicações sobre vários deuses.

"Talvez conhecendo os nossos antepassados possamos compreender melhor as nossas famílias", afirma Carla Maia de Almeida.

Jornalista, tradutora e escritora, Carla Maia de Almeida estreou-se na escrita para os mais novos há dez anos, com "O gato e a rainha só". É ainda autora de "Irmão Lobo", "Onde moram as casas", "Não quero usar óculos", "A lebre de chumbo" e "Ainda falta muito?".

Marta Monteiro dedica-se a tempo inteiro à ilustração, desde 2012, tendo publicado "Sombras" e "Poemas da horta e outras verduras", este com texto de Manuela Leitão.

Em 2014 foi premiada nos Estados Unidos com o inédito "Little People".