Foi publicado este mês um estudo na conceituada revista média JAMA Pediatrics, que refere que os probióticos podem ajudar a prevenir as cólicas dos bebés. O estudo analisou 468 recém-nascidos e detetou que após um mês de uso de Lactobacillus reuteri Protectis gotas, os bebés choraram menos de metade do tempo por dia (45 minutos) do que as crianças que receberam placebo (96 minutos). Esta diferença entre os grupos continuou até ao final dos três meses de administração.

 

Verificou-se, igualmente, que os recém-nascidos do grupo Lactobacillus reuteri Protectis apresentaram melhor mobilidade do intestino, provocando significativamente mais evacuações diárias e menos regurgitação em comparação com os recém-nascidos do grupo placebo.

 

"Este é o primeiro estudo que prova o uso profilático de uma estirpe distinta (L. reuteri Protectis) com propriedades probióticas no combate dos distúrbios funcionais do trato gastrintestinal (cólicas, regurgitação e prisão de ventre)", afirmou a Dra. Flavia Indrio, do Departamento de Pediatria da Universidade de Bari, em Itália.

 

O Lactobacilus reuteri é um probiótico cujo agente foi isolado a partir do leite humano, o que praticamente elimina o índice de rejeição do produto.