Alguns dos maiores especialistas mundiais na área das células estaminais do sangue do cordão umbilical ofereceram aos futuros pais a possibilidade de optarem pela criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical para uso familiar.
Esta iniciativa demonstra que a actividade dos bancos públicos e privados tende a ser cada vez mais complementar.
O fundador deste banco familiar CORD:USE é Hal Broxmeyer, um dos pioneiros na área do armazenamento e da transplantação das células estaminais do sangue do cordão umbilical. É presidente da Sociedade Americana de Hematologia e conta com mais de 600 publicações na área das células estaminais do sangue do cordão umbilical.
A seu lado, Joanne Kurtzberg assume a direcção-médica do banco. Desde 2005, que esta médica do departamento de pediatria da Duke University, nos EUA, tem vindo a fazer, em regime experimental, infusões autólogas de sangue do cordão umbilical em várias crianças com paralisia cerebral e traumatismo crânio encefálico, usando sangue do cordão umbilical que as mesmas tinham criopreservado à nascença.
A Crioestaminal tem vindo a participar neste estudo, tendo já libertado, no espaço de um ano, 4 amostras de células estaminais no âmbito deste ensaio experimental, que tem vindo a ser conduzido por esta especialista.
7 de Junho de 2010
Veja ainda:
Imigração coloca desafios à educação
Actividades extra curriculares
Crianças criativas?
Prepare a sua casa para a curiosidade do bebé
Mamãs... Todas diferentes