Rachel Lee, enfermeira na Universidade College do Hospital de Londres, apresentou a sua proposta à Unicode, uma organização internacional que determina quais os emojis que aparecem nos teclados dos smartphones em todo o mundo, para que seja criado um emoji de amamentação.

Para esta enfermeira, a falta de um emoji que representa a amamentação é uma falha no universo dos mil e um símbolos que temos nos telemóveis.

"O aleitamento materno está presente em várias culturas em todo o mundo, e é um dos alimentos mais antigos", refere Rachel Lee na sua apresentação à Unicode.

"A UNICEF e a Organização Mundial de Saúde divulgou um relatório sobre a importância da amamentação em 2016, afirmando:"A amamentação não é apenas a pedra basilar do desenvolvimento saudável de uma criança, mas também é a base do desenvolvimento de um país".  Rachel Lee acrescenta: "Apoiar o aleitamento materno é um dos investimentos mais inteligentes que os países podem fazer ao bem-estar dos seus cidadãos".

Embora haja uma variedade de posições de amamentação que as mães podem usar, o emoji proposto por Rachel mostra uma mãe a amamentar um bebé utilizando a posição "berço", onde a mãe suporta o bebé com o braço do lado em que está a mamar.

A Unicode revela que um emoji de uma mãe a amamentar está no top 30 dos mais pedidos em 2016. A empresa irá decidir em novembro quais os novos emojis de 2017. Se for aprovado, este emoji irá ser desenvolvido com vários tons de pele.