Disney e GNR assinam protocolo de cooperação pela cibersegurança infantil

O programa Escola Segura, desenvolvido pela GNR, passa a contar com as personagens da Disney para sensibilizar alunos portugueses para os riscos associados ao uso inadequado das tecnologias da comunicação, especialmente da internet
créditos: Disney Portugal

A The Walt Disney Company Portugal (Disney) numa iniciativa conjunta com a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinou, na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos com ensino secundário da Sarrazola - Colares, um protocolo de cooperação que visa desenvolver esforços no sentido de proteger os menores dos riscos associados ao uso da Internet, nomeadamente o ciberbullying nas redes sociais.

No dia do evento, antes da assinatura do protocolo, decorreu uma demonstração de meios da GNR, seguido de uma dinâmica ação de sensibilização dirigida a todos às mais de 200 crianças e professores presentes.

Com este protocolo, a Disney e a GNR, através do Programa Escola Segura, unem esforços com o objetivo de proteger os menores de condutas potencialmente lesivas que possam constituir um risco para o desenvolvimento da sua personalidade, bem como proporcionar e desenvolver atividades dirigidas ao uso responsável e seguro da internet e das demais tecnologias.

Os cerca de 300 militares da GNR, envolvidos no projeto, passam a ter ao seu dispor apresentações e vídeos com as com conteúdos Disney e Marvel como “Violetta”, “Vingadores”, “Phineas e Ferb” ou “Club Penguin”, que alertam para os perigos do uso inadequado do ciberespaço, particularmente das redes sociais. A ação de sensibilização vai atingir mais de 5.000 escolas do ensino básico e secundário de todo o país e pretende chegar a cerca de 700 mil alunos dos 6 aos 14 anos.

A Disney, que tem protocolos semelhantes com forças de segurança de outros países, vem desta forma mudar o paradigma das ações de sensibilização do programa Escola Segura, existente desde 1992, e que anteriormente contava apenas com material produzido internamente.

O programa conta agora com apresentações e vídeos, onde “Phineas e Ferb” explicam as regras para navegar no Internet, e “Club Penguin” explica as diferenças entre o mundo real e o mundo virtual e aconselham os alunos a contar a um adulto, caso se apercebam de algum comportamento de risco.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários