Crioestaminal inaugura o segundo maior laboratório da Europa

Investimento de 2 milhões de euros a três anos em Investigação e Desenvolvimento

A pensar no futuro e para dar resposta ao seu compromisso para com as famílias e para com a investigação e desenvolvimento, a Crioestaminal acaba de aumentar o seu laboratório no Biocant – Parque de Ciência e Tecnologia de Cantanhede e torna-se assim o segundo maior laboratório da Europa, em capacidade de armazenamento. A cerimónia de inauguração conta com a presença do Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, do Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Carlos Moura e do CEO da Crioestaminal, André Gomes.

O novo laboratório está assim equipado para receber e processar mais amostras, triplicando a capacidade de armazenamento. O aumento da capacidade produtiva permite explorar oportunidades em novos mercados além de Portugal e Espanha, nos quais já se encontra presente.

O novo espaço insere-se num investimento de 2 milhões de euros 2014 a 2016, com objetivo de alargar as soluções disponíveis no mercado, contempla uma nova área que poderá ser utilizada no futuro para produção de terapias celulares, e pretende contribuir de forma ativa para a evolução da ciência na área da terapia celular.

“Há 12 anos quando criámos a Crioestaminal, assumimos um compromisso público de promover as células estaminais, um setor com muitos desafios. Hoje, estamos entusiasmados com tudo o que alcançámos em Portugal. O novo laboratório cumpre essa premissa, permitirá dar resposta à crescente procura dos pais e projeta-nos para o futuro. Para 2015 queremos continuar o trabalho que temos vindo a desenvolver na área da investigação e estão previstos vários projetos. Estamos a investir em parcerias, em novos desafios e em recursos humanos, com a contratação de dez novos profissionais altamente qualificados, para dar resposta ao aumento do laboratório”, afirma André Gomes, CEO da Crioestaminal.

Criada em 2003, a Criostaminal, foi o primeiro banco familiar de criopreservação de células estaminais em Portugal. Atualmente, é o maior banco de criopreservação de células estaminais da Península Ibérica e um dos cinco mais representativos a nível europeu, com atividade em Portugal, Espanha, e cerca de 60 mil amostras armazenadas.

Recorde-se que no final de 2014, os portugueses elegeram a Crioestaminal como “Escolha do Consumidor” 2014-2015, uma nomeação que destaca a PME de Cantanhede como a marca em Portugal que mais satisfaz os portugueses. A Crioestaminal obteve o mais elevado nível de satisfação – com uma pontuação de 93% - entre as 613 marcas avaliadas por um total de 70 mil consumidores.

VEJA AS FOTOS DA INAUGURAÇÃO:

 

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários