Crianças aprendem ciência com materiais domésticos

Dos brinquedos à comida, tudo pode ser usado para experiências divertidas nos dias 8 e 9 de Março no Museu da Ciência

Sob a iniciativa do Sector de Educação do Museu da Ciência, crianças e famílias podem passar um Carnaval com ciência nos próximos dias 8 e 9 de Março.
A proposta para a edição deste ano de “Carnaval no Chimico” é oferecer aos participantes um conjunto de experiências e truques com materiais caseiros, para provar que é possível transformar um lar num autêntico laboratório.
“Vamos propor experiências e truques divertidos que se podem realizar apenas com materiais que temos em casa ou que se podem obter facilmente. O objectivo é que os participantes possam repetir as experiências em casa, com a família ou amigos, e que percebam que a ciência está em todo o lado, mesmo nas coisas mais simples”, explica Joana Marques, do Sector de Educação do Museu da Ciência da UC.
Todas as actividades a desenvolver serão acompanhadas de explicações dos fenómenos físicos ou químicos que permitem a sua concretização.
O programa de “Carnaval no Chimico” estende-se por dois dias. A sessão do dia 8 de Março é aberta ao público das 10 às 18 horas. No dia 9 de Março, o Museu propõe actividades adaptadas a duas faixas etárias: das 10 às 13 horas para crianças dos 5 aos 7 anos e das 14h30 às 17h30 para jovens dos 8 aos 12 anos.
1 de Março de 2011

Comentários