“Acreditamos que ao introduzir precocemente, nas crianças, conceitos relacionados com o batimento cardíaco e com o coração saudável, pode facilitar, na idade adulta, o entendimento da necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce da doença cardíaca e das arritmias”, explica Carlos Morais, cardiologista e presidente da Associação Bate Bate Coração.

O projeto “Coração Tic-Tac” é uma iniciativa pioneira em Portugal que tem como objetivo sensibilizar as crianças, com idades compreendidas entre os três e os nove anos (pré-escolar e 1º ciclo), para a compreensão do funcionamento do coração e para as arritmias cardíacas.

“É um projeto em que participamos ativamente nas escolas com as crianças e com os educadores, em regime de voluntariado, usando conteúdos adaptados para os mais novos, com o recurso a sons, desenhos e a equipamentos médicos. E ao fim de alguns dias de educação e formação convidamos as crianças a fazer trabalhos gráficos que nos deem o retorno dos conhecimentos que adquiriram”, explica Sónia Semião, coordenadora do projeto.

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Portugal e uma parte significativa delas é por arritmias cardíacas. Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais, quando não tratada. Como muitas vezes as arritmias não provocam sintomas, grande parte da população desconhece os seus riscos.

A Associação Bate, Bate Coração, uma instituição sem fins lucrativos, tem como objetivo clarificar mitos e verdades sobre as arritmias cardíacas.

Saiba mais sobre o projeto em www.batebatecoracao.pt