Calor: alerta para os mais novos e os mais velhos

Face às altas temperaturas, há cuidados a ter em conta

A Direção-Geral da Saúde (DGS) tem hoje em alerta amarelo os distritos de Santarém, Lisboa e Setúbal, de acordo com informação disponível no site.
O alerta amarelo, o segundo nível em três, deve-se às temperaturas elevadas previstas, que podem causar efeitos na saúde.
Segundo site da DGS aguardam-se para hoje 35 graus Celsius em Santarém e Setúbal e 33 em Lisboa.
A DGS aconselha ao aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, que se evite o consumo de bebidas alcoólicas e que nos períodos de maior calor se procurem ambientes frescos.
"Evitar, sempre que possível, exercícios que exijam esforços físicos, nomeadamente atividades desportivas e de lazer, evitar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas, fora de casa, utilizar roupa solta, opaca, cobrindo a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30", são outros dos conselhos da DGS.
Dar atenção aos idosos que vivem sozinhos é outras das advertências, a que se juntam avisos para os trabalhadores no exterior.
"A utilização das praias e piscinas apenas deverá ocorrer antes das 11:00 ou após as 17:00, renovando a aplicação de protetor solar de 2 em 2 horas e após os banhos" avisa a DGS, que aconselha ainda que as crianças com menos de 6 meses não sejam sujeitas a exposição solar.
Fonte: Lusa
22 de junho de 2011

Comentários