Café reduz risco de aparecimento de cancro do útero

Vantagens do consumo de café na luta contra o cancro.

Uma investigação realizada no Reino Unido indicou que, associar o consumo de café à prática de uma atividade física e à manutenção de um peso saudável pode reduzir 4 em cada 10 casos o risco de cancro do útero.

 

Elisa Bandera, membro do painel Continuous Update Project (CUP) e professora de Epidemiologia no Instituto do Cancro de Rutgers, em New Jersey (EUA), refere: «O cancro do endométrio é um dos cancros do útero mais comuns entre as mulheres, mas uma proporção significativa dos casos poderia ser evitada todos os anos. O relatório CUP para o cancro do endométrico sublinha a importância dos fatores do estilo de vida na prevenção da doença e na redução do risco.»

 

Em Portugal estes resultados são divulgados pelo Programa Café & Saúde que promove os benefícios do café para a saúde e, com base em evidência científica, defende que beber café diariamente faz parte da manutenção de um estilo de vida saudável.

 

O cancro do colo do útero corresponde a aproximadamente 12 por cento de todos os cancros que afetam as mulheres, sendo o segundo cancro mais comum em todo o mundo. Dos países da União Europeia, Portugal é o que regista a maior incidência de cancro de colo do útero: cerca de 17 casos por cada 100 mil habitantes, com 900 novos casos por ano. Anualmente, morrem mais de 300 mulheres, em Portugal, com este tipo de cancro.

 

 

Maria João Pratt

artigo do parceiro:

Comentários