Para o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, essas intervenções enquadram-se na aposta que o executivo vem fazendo "no sentido do permanente reforço da sua competitividade".

"Queremos que as nossas crianças comecem o novo ano letivo com todas as condições para se sentirem estimuladas. É por isso que, em Oliveira de Azeméis, os euros aplicados na educação nunca são levados à conta de custos, mas sim de investimento", declarou o autarca à agência Lusa.

Segundo o vereador da Educação, Isidro Figueiredo, a intervenção que está a ser ultimada abrange equipamentos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo, que são os que mais exigem "cuidados continuados" ao nível de manutenção.

"Temos uma frente de obra alargada, pois estamos a intervir, em simultâneo, em 10 edifícios escolares. Para além disso, estamos também a proceder à renovação do mobiliário escolar, substituindo mesas, cadeiras, estantes e armários", acrescenta.

As alterações em curso dão continuidade ao plano de intervenções que já se iniciou no ano letivo 2015/2016 e a expectativa da autarquia é a de que, a médio prazo, esses trabalhos possam ainda ser complementados com outras obras mais dispendiosas.

"Já depois das atividades letivas iniciadas, deverá arrancar a requalificação do pavilhão gimnodesportivo da EB Dr. José Pereira Tavares, no Pinheiro da Bemposta, e das EB de Fajões e Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães, cuja estimativa orçamental ultrapassa os três milhões de euros", conta Isidro Figueiredo.

Quanto às escolas que estão já a ser intervencionadas em diferentes freguesias do concelho, as respetivas obras abrangem operações como a limpeza e reparação de coberturas, lavagem de fachadas e cantaria, pintura de paredes, reparação de fissuras, aplicação de pavimentos antiderrapantes e substituição de soalhos em madeira, vãos, soleiras e caixilharias.