Autores e programadores debatem o que é a criação artística para os mais novos

Escritores, músicos, programadores encontram-se em fevereiro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para partilhar o que sabem sobre a criação artística para os mais novos, num colóquio intitulado "É então isto para crianças?".

"Quis alargar o âmbito da discussão em torno de uma velha questão sobre a qual todos falam, mas pensa-se pouco: O que é a criação [artística] para a infância, na música, no cinema, na literatura, nos espetáculos", explicou à agência Lusa a comissária do colóquio, Inês Fonseca Santos.

"É então isto para crianças?", título que evoca um verso do poeta Manuel António Pina, decorrerá a 09 e 10 de fevereiro, com quatro mesas de debates, um espetáculo inédito e um painel de convidados que abrange quatro áreas de discussão escolhidas por Inês Fonseca Santos: literatura, cinema, artes de palco e música.

Segundo Inês Fonseca Santos, o convite inicial da fundação era para um encontro sobre literatura infanto-juvenil, mas acabou por se alargar a discussão sobre o que se passa no país: há mais oferta cultural para crianças, mais serviços educativos em teatros e museus, mais festivais e ateliers, há uma maior partilha de conhecimentos entre criadores e os mais novos.

Desafiados a levar "um livro, um filme, uma canção ou outra criação que os tenha influenciado durante a infância", entre os intervenientes contam-se o ilustrador André da Loba, a ilustradora Catarina Sobral, o escritor Afonso Cruz, a realizadora Regina Pessoa, o músico B. Fachada e a programadora Madalena Victorino.

A eles juntam-se ainda dois nomes estrangeiros, premiados e com obra publicada em Portugal: o escritor suíço Davide Cali e o ilustrador francês Serge Bloch, que farão a abertura e o encerramento do colóquio.

No dia 09 haverá ainda um espetáculo inédito, com Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, dos Clã, B. Fachada e André da Loba.

O realizador José Miguel Ribeiro, os editores João Paulo Cotrim e Francisco Vaz da Silva, o músico Sérgio Godinho, o ilustrador João Fazenda e a encenadora e atriz Patrícia Portela também participarão neste encontro.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários