Neste seu novo livro sobre a difícil arte de educar um filho, Joaquim Quintino Aires, psicólogo clínico há mais de 20 anos, começa por nos confrontar com o facto de que, na verdade, o tempo que passamos com os filhos, mesmo a brincar, raras vezes é um tempo de qualidade.
Estamos distraídos, atendemos o telemóvel, tratamos de outros assuntos. E na medida em que nos desligamos dos filhos, não vemos os sinais. Mais tarde podemos ter surpresas, que tanto podem ser as más notas na escola como uma agressividade excessiva.
Joaquim Quintino Aires afirma que tudo isso pode ser evitado com apenas 15 minutos por semana. Bastam 15 minutos especiais, com telemóveis desligados, cabeça desanuviada e atenção inteiramente focada, para podemos começar a desvendar a fascinante personalidade dos nossos filhos.
Ao longo de cada capítulo do livro, o autor apresenta-nos as estratégias de relação que os psicólogos clínicos utilizam durante aqueles breves quinze minutos semanais com cada criança ou adolescente, breves minutos que fazem verdadeiros milagres no desenvolvimento cerebral e da personalidade de cada um deles.
1 de Abril de 2011