A informação está a ser avançada pela TVI24.

A escola Secundária Alexandra Herculano, no Porto, foi encerrada esta quinta-feira (26/01) e as aulas suspensas por tempo indeterminado por decisão do diretor.

Em causa está a falta de condições do edifício centenário, nomeadamente a queda de chuva no interior dos edifícios.

A informação é confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte. De acordo com o Jornal de Notícias, Agostinho Salgado, desse sindicato, diz que "a escola não abriu por falta de condições, uma vez que chove em várias salas".

"A decisão de encerramento deste estabelecimento de ensino por chover no seu interior é só mais um episódio que revela a sua degradação, colocando permanentemente em risco a segurança e a saúde de trabalhadores e alunos", faz saber o sindicato, em comunicado.

A escola conta com cerca de 900 alunos. Segundo uma reportagem da RTP, deste mês, há várias zonas da escola interditas há mais de 3 anos por risco de derrocada.

Há ainda salas e uma biblioteca inutilizadas e o ginásio onde são dadas as aulas de educação física está com um toldo para impedir que a queda de pedaços do teto atinja professores e alunos.

Em 2009, a Parque Escolar admitiu a necessidade de obras urgentes no estabelecimento, mas o projeto foi suspenso dois anos depois.

O Ministério da Educação afirmou estar “a recolher todas as informações” sobre o encerramento da Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, por chover nas salas, salientando estar “a trabalhar” numa “solução imediata” para retoma das aulas.

Nas redes sociais, os alunos estão a publicar imagens e posts sobre o encerramento da escola, alguns em tom de revolta por causa da falta de condições.

Alguns tweets de alunos