As uvas são essenciais para a dieta equilibrada de crianças e adultos

Estudo apoia o consumo regular de uvas e produtos derivados está associado a padrões alimentares saudáveis.

Num novo estudo observacional publicado na revista Journal of Food Science, os autores analisaram a associação entre consumo de uva, sob as formas não-alcoólicas – uvas frescas, passas de uva e sumo 100% de uva –, com a qualidade da dieta numa amostra representativa de crianças e adultos nos Estados Unidos da América.

 

A investigação agora publicada sugere que, entre crianças e adultos, o consumo de uvas e produtos derivados de uvas está associado a hábitos alimentares saudáveis e a uma ingestão adequada de nutrientes.

 

Os investigadores analisaram as dietas de mais de 21.800 crianças e adultos recorrendo a dados da sondagem National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES), que compreende o período de 2003 a 2008 e descobriram que os consumidores de uvas e produtos de uva aumentaram a ingestão total de fruta, assim como de vitamina A, vitamina C, vitamina B6, fibras, cálcio, magnésio e potássio quando comparados com não consumidores de uvas.

 

A fibra, o cálcio e o potássio são especialmente importantes, uma vez que a maioria das crianças e dos adultos não estão, atualmente, a receber diariamente as doses adequadas destes nutrientes essenciais.

 

Os consumidores adultos de uvas e de produtos de uva também mostraram aumentar a ingestão de vegetais, de cereais integrais, de frutos secos e de sementes paralelamente a uma diminuição da ingestão de açúcares refinados, cordura total, gordura insaturada e colesterol, quando comparados com adultos não consumidores.

 

«É interessante notar que não só os consumidores de uva aumentaram a ingestão de alimentos saudáveis e vitaminas e minerais essenciais», disse Carla McGill, autora principal do estudo, «como também ingeriam alimentos não saudáveis, especificamente gordura sólida e açúcares refinados.»

 

Este novo estudo complementa um extenso corpo de pesquisa que apoia o papel que as uvas, passas de uva e sumo de uva 100% podem ter num estilo de vida saudável.

 

 

Maria João Pratt

artigo do parceiro:

Comentários