APCOI une 2500 famílias em corrida pela saúde

Dia Europeu da Obesidade comemorado em família com atividades desportivas.

A 3ª Corrida da Criança, iniciativa da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil , realizou-se no dia 19 de maio realizou-se nos jardins do Casino Estoril. A corrida, que contou com a presença de mais de 2500 participantes, entre pais, avós e crianças dos 2 aos 12 anos, assinalou o Dia Europeu da Obesidade e teve como objetivo incentivar as crianças e as suas famílias a praticar mais desporto ao ar livre, de uma forma divertida.

 

Além da corrida, o dia foi também repleto de surpresas, contando com a animação dos heróis da televisão preferidos dos mais pequenos, como o Sponge Bob, Dora a Exploradora, Os Cufitas, Smurfs, Rik & Rok, Super Médis, T-Jays, Sapo, Mister Sticky e também as mascotes da APCOI Sushi & Yago. As crianças tiveram a oportunidade de interagir diretamente com estes amiguinhos e ainda de participar de diversas atividades que fizeram as delícias de todos os presentes.

 

O anfitrião deste evento foi o ator e embaixador da APCOI, Ricardo Carriço, que apresentou todas as atividades que se iam proporcionando no recinto. O evento contou ainda com o apoio de 31 embaixadores de várias áreas do desporto nacional que entregaram os diplomas de participação autografados e ainda com a participação de algumas figuras públicas que correram com as suas famílias. Em paralelo, os parceiros da iniciativa animaram também esta festa com atividades como a 1ª Feira de Saúde e Bem-Estar da Criança e o 6º Encontro Nacional de Jogos Tradicionais, de entrada livre. A assinalar o dia Europeu da Obesidade, a APCOI proporcionou no recinto do evento avaliações nutricionais gratuitas a 115 crianças.

 

Antes da partida subiram ao palco Mário Silva, presidente da APCOI, e Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que destacou a importância de iniciativas como esta para promover o exercício físico entre todas as gerações assim como a importância de uma alimentação saudável. De acordo com Mário Silva, «o combate à obesidade infantil é uma responsabilidade de todos os adultos. Envolver as crianças e os pais em atividades desportivas e sensibilizá-los para hábitos de vida saudável são a meta desta iniciativa.»

 

O Dia Europeu da Obesidade assinala uma epidemia global que afeta já mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, embora a realidade infantil seja a mais preocupante: 155 milhões de crianças sofrem com excesso de peso e obesidade infantil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a Corrida da Criança, a APCOI aposta na prevenção como forma incentivar o combate ao sedentarismo e evitar, assim, que mais crianças venham a padecer de problemas relacionados com excesso de peso.

 

 

Maria João Pratt

artigo do parceiro:

Comentários