APCOI anuncia distribuição gratuita de fruta para alunos carenciados

A APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil anunciou esta manhã a criação de um fundo social para apoiar a inclusão de fruta no lanche escolar dos alunos mais carenciados do país

A ideia de oferecer cabazes de alimentos nutritivos e saudáveis, surge numa altura em que têm sido detetadas inúmeras situações de alunos com necessidade de apoio alimentar.

O mentor do projeto "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável", Mário Silva, presidente e fundador da APCOI garante que "segundo dados de 2013 do Instituto Nacional de Estatística, existem mais de 100 mil crianças em risco de pobreza em Portugal, entre as quais, casos urgentes de alunos que chegam à sala de aula de barriga vazia, sendo que muitos destes não levam qualquer lanche para a escola".

Desde 2011, a maior iniciativa nacional gratuita de educação para a saúde, "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável", tem vindo a estudar os hábitos alimentares, o peso e os estilos de vida das crianças portuguesas e de acordo com os dados do relatório 2013-2014 deste projeto: mais de 5% das crianças em Portugal tem peso a menos, sendo esta situação mais agravada na região dos Açores (8,1%) e na região de Lisboa e Vale do Tejo (6,0%). Por outro lado, mais de 74% das crianças portuguesas não ingere fruta diariamente na quantidade que deveria e este baixo consumo provoca carências e consequências graves: diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo, tornando as crianças mais sujeitas a doenças como a obesidade ou a diabetes tipo 2, logo desde a infância.

Uma situação que põe em causa o desempenho escolar e a saúde destas crianças, mas que a APCOI pretende resolver com "uma distribuição semanal de cabazes de fruta gratuita às turmas mais carenciadas do país", afirmou Mário Silva. "Todas as crianças, independentemente do seu peso, precisam de comer fruta, porque esta contém nutrientes insubstituíveis. Apesar de a fruta fresca ter um preço bastante acessível, algumas famílias continuam a não poder incluí-la diariamente na alimentação das crianças e é por isso que agora lançamos esta nova vertente solidária do projeto".

A APCOI anunciará em breve os procedimentos que irão permitir aos estabelecimentos de ensino candidatar-se para receber os cabazes semanais de apoio ao lanche para os alunos mais carenciados, mas avança que “essas turmas têm de estar inscritas na 5ª edição do projeto Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável".

As inscrições para a 5ª edição do projeto "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável" estão disponíveis até sexta-feira, dia 9 de outubro de 2015, para jardins de infância, escolas de 1º ciclo do ensino básico e ATL's, públicos ou privados, de todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores e podem ser feitas gratuitamente através do endereço www.heroisdafruta.com ou do telefone 210961868.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários