Gonçalo Calçadas e Matias Fareleira, de 6 e 7 anos, respetivamente, conquistaram o primeiro lugar na categoria “Conquerors” na Final Europeia do Kodu Kup, competição da Microsoft dirigida a alunos dos 6 aos 16 anos que pretende estimular o interesse pelo mundo da programação, e que reuniu em Bruxelas mais de 20 alunos de 7 países.

Water Planet é o nome do jogo desenvolvido pela dupla de alunos sobre a importância da água e da biodiversidade, e que retrata os perigos da poluição e destruição do ecossistema recorrendo a peixes robots e polvos mecânicos. O projeto foi desenvolvido em sala de aula, usando o Kodu como ferramenta pedagógica de programação visual da Microsoft para criação de jogos, desenhada especificamente para crianças, e que integra o plano de atividades escolares do Colégio Monte Flor.

Para Gonçalo Calçadas “o melhor de participar nesta competição é mesmo podermos testar o nosso jogo e o dos outros grupos. O nosso jogo de Kodu ensina, é para todos, é fácil e é divertido”. Esta opinião é também partilhada por Matias Fareleira que diz “ter aprendido sobre a preservação das espécies em vias de extinção, aprendeu muito sobre como podemos trabalhar melhor em equipa, e como podemos aprender a programar ou a adicionar música ao nosso jogo”.

Já para Rui Lima, embaixador da Kodu Kup Portugal e docente que acompanhou o desenvolvimento do projeto ao longo do ano letivo e que lidera o Creative Classrooms Lab Project para integração de tablets no processo de aprendizagem, “isto mostra-nos a importância que as tecnologias de informação assumem enquanto ferramentas pedagógicas, que estimulam o conhecimento e o potencial de cada aluno. A integração de ferramentas tecnológicas é já uma realidade no Colégio Monte Flor e tem sido muito gratificante ver o impacto no sucesso escolar dos alunos e na criação de projetos desta natureza e na sua distinção à escala global”.

O Kodu Kup Europe é uma iniciativa da responsabilidade da Microsoft Europe, desenvolvida em parceria com o Centro de Inovação da Microsft em Bruxelas, cujo principal objetivo é o desenvolvimento de competências digitais junto dos mais pequenos. A iniciativa surge também como resposta à necessidade de responder aos desafios da era digital e empregabilidade qualificada em tecnologias de informação.