Beau Jessup tem 16 anos e numa viagem que fez com os pais à China foi-lhe pedido que escolhesse um nome em inglês para o recém-nascido de um amigo do pai. E foi então que surgiu a ideia de criar um site onde é possível escolher um nome em inglês para um bebé chinês.

Para os chineses, ter um nome em inglês é uma mais valia para que no futuro o filho possa estudar e/ou trabalhar no Reino Unido. Mas o que parece ser uma escolha fácil para qualquer um de nós, neste país o acesso à cultura ocidental é restrito pelo governo.

Sem acesso livre à internet, os pais chineses não podem usar os mesmos sites que outro países europeus. E, por vezes, essa restrição resulta em escolha de nomes interessantes e até mesmo insólitos. Como Beau Jessup relatou à BBC, "As referências que eles têm, vêm da exposição a artigos de luxo, Harry Potter, filmes da Disney e O Senhor dos Anéis. Por isso, já ouvi um pai chamar Gandalf e Cinderela a uma criança".

Beau Jessup decidiu criar o site Special Name. Através do pagamento de um fee de 1 dólar, os utilizadores selecionam cinco dos 12 possíveis traços de personalidade que eles esperam que o seu filho venha a ter. Em seguida, os pais indicam o sexo do seu bebé e surgem três sugestões de nomes. Cada uma delas é impressa num certificado, juntamente com os significados dos nomes e uma pessoa famosa que tem o mesmo nome.

Até à data, esta adolescente já ajudou mais de 235 mil bebés. Com esta ferramenta, Beau ajuda os pais chineses a fazerem uma escolha sólida de nome para o seu bebé.

No final, a ideia também se tornou num negócio lucrativo. Feitas as contas, Beau já ganhou cerca de 58 mil euros.