800 crianças vão plantar 10 mil alfaces numa ação de solidariedade

Iniciativa chama-se “Alfacinhas Solidários”

Cerca de 800 alunos do ensino básico de várias escolas de Lisboa serão os protagonistas de uma festa de solidariedade – os “Alfacinhas Solidários” –, promovida pela Vitacress, multinacional portuguesa de saladas, em parceria com o Verde Movimento, Associação Alumni do Instituto Superior de Agronomia (alumnISA) e com o Instituto Superior de Agronomia (ISA).

 

A plantação acontece a 29 de abril no Instituto Superior de Agronomia na Tapada da Ajuda e as alfaces colhidas serão entregues ao Banco Alimentar.

No âmbito deste projeto de comunicação escolar e agricultura sustentável – que terá lugar no ISA, na Tapada da Ajuda, em Lisboa –, as crianças vão pôr as mãos na terra.

 

Ao longo de um dia, e de forma divertida, plantarão cerca de 10 mil alfaces que, depois de colhidas, serão entregues ao Banco Alimentar Contra a Fome. A iniciativa “Alfacinhas Solidários” divide-se em dois momentos: no primeiro, a 29 de abril, a comunidade escolar troca a sala de aula pelo campo agrícola. Assim, as crianças adquirem noções de agricultura e aprendem a plantar alfaces. A 31 de maio, decorre a segunda fase do evento: a Festa da Colheita, ação aberta a todos aqueles que pretendem participar na apanha das alfaces.

 

Serão dois dias de animação, com foco na agricultura sustentável e na solidariedade, despertando nos mais novos o respeito pelo ambiente e a vontade de ajudar quem mais precisa.

 

Festa solidária para miúdos e graúdos

 

A Festa da Colheita é de entrada livre e o público é convidado a participar em várias atividades, todas gratuitas, como o batismo equestre ou os workshops de sustentabilidade, alimentação saudável e bem-estar.

 

A Tapada da Ajuda contará ainda com um mercado de produtos tradicionais portugueses e espaços de venda de bens alimentares, como a carrinha da conceituada marca de gelados Santini. Também a Vitacress terá uma banca onde dará a conhecer a sua vasta gama de produtos.

 

O Instituto Superior de Agronomia, AlimunISA e AEISA materializam esta iniciativa através do “SolidarISA”. Trata-se de projeto de solidariedade que arrancou em 2011 e que funciona como atividade escolar, permitindo aos alunos porem em prática as matérias lecionadas nas licenciaturas.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários