Acupunctura pode ajudar a ultrapassar infertilidade

Estudos recentes vêm dizer que a acupunctura traz benefícios no tratamento da infertilidade; uma situação que atinge entre 300 a 500 mil casais portugueses.

Estudos da Cornell University e da Meridian Medical, de Nova Iorque, realizados na área da infertilidade, defendem que a acupunctura oferece vários benefícios no tratamento da infertilidade.
Normalmente, a dificuldade em engravidar gera situações de ansiedade e pressão e a técnica da acupunctura ajuda, exatamente, a amenizar estes sentimentos. Por sua vez, estando o casal mais sereno, os tratamentos de infertilidade revelam-se mais eficazes.
Wenqian Chen, especialista e diretora do Centro Tradicional de Terapias Chinesas, explica que “existem casais que recorrem à acupunctura depois de várias tentativas em clínicas e hospitais. Outros optam por se sujeitar a ambos os tratamentos em simultâneo. A verdade é que, após vários insucessos, os pacientes criam muita ansiedade fruto da pressão que sentem e, ainda que a percentagem que procure outra forma de lidar com a situação seja marginal, aqueles que o fazem, em 4 a 6 meses atingem, muitas vezes, os resultados pretendidos”.
Investigadores norte-americanos têm vindo a assinalar a eficácia da acupunctura na redução do stress e aumento do fluxo de sangue para os órgãos reprodutivos. Wengian Chen reforça também o fator psicológico como responsável por grande parte das impotências, sobretudo nos jovens, a quem não estão associados fatores físicos, mas sim situações relacionadas com o yin do rim desequilibrado, muitas vezes pelo excesso de tentativas.

Comentários