O que se diz antes de se ser pai

As citações são frequentes, mas como se constata após o nascimento de um filho, é que a realidade supera a expetativa.
créditos: pixabay

Há diversas frases ou constatações que, passando pelas situações, mudam perante os factos. Não é errado e até é legítimo, pois são as experiências que nos vão moldando e, muitas das vezes, mudando a maneira de estar na vida e de ver as coisas. Com as crianças não é diferente... o que se vê com os filhos dos outros ou aquilo que se pensa face a determinadas atitudes, tende a mudar quando se é pai. Leia alguns dos exemplos:

"Irei educar o meu filho desta forma"

Atribuir uma filosofia de educação antes de ter filhos é como tentar prever o futuro. Todos nós começamos com a melhor das intenções, mas às vezes as crianças não cooperam. Todas as crianças são diferentes, por isso as formas que teremos de adotar para as educar também terão de ser diferentes. Tal como a forma como educa o seu primeiro filho não servirá para o segundo, nem terceiro, nem quarto.

"Não vou deixar que o meu filho veja demasiada televisão"

É um dos grandes enigmas já que muitos pais voltaram com a palavra atrás. Quando a escolha está entre o deixar entretido a ver uns desenhos animados ou termos de abdicar de certas tarefas do dia a dia, a escolha por vezes é inevitável.

"Os meus filhos vão sempre fazer os seus trabalhos de casa sozinhos"

Todos nós já ouvimos histórias de pais que fazem os trabalhos de casa aos filhos, até que chega ao dia em que somos pais e decidimos ajudar tanto que acabamos por fazer quase tudo por eles. Mas não pode ser assim, não se deve ceder.

"Eu não vou gritar com os meus filhos"

Ninguém pensa sequer em gritar com um recém nascido, mas isso não significa que quando eles começarem a crescer e a andar pela casa a fazer asneiras não grite uma ou outra vez com eles. Você vai-se sentir mal depois, mas faz parte da parentalidade. Todos nós quando éramos crianças levámos gritos dos nossos pais por asneiras que fizemos e isso não fez com que gostássemos menos deles.

"Os meus filhos só vão comer comida saudável"

O tipo cliché que todos os pré-pais costumam dizer. Bem, até se pode fazer a tentativa, mas vão existir sempre deslizes. Vão haver dias em que vai ter de lhe dar o tão pedido doce, um refrigerante ou pizza ao almoço.

Comentários